Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
Trompete, violino e violoncelo; são estes os três nós que enlaçam neste programa a música de Antonio Vivaldi e de Georg Phillipp Telemann. Apesar de serem dois compositores que desenvolveram parte importante das suas carreiras em cidades tão distantes como Veneza e Hamburgo, são bastante mais importantes os traços que os unem do que aqueles que os separam. No caso dos concertos com instrumento solista, é possível identificar na música de Telemann recursos dramáticos semelhantes àqueles de que Vivaldi foi pioneiro, em particular a Forma Ritornello, o virtuosismo técnico e uma desenvoltura melódica que rivaliza com o lirismo vocal. Nestas vertentes, distinguem-se o pendor dançável do Concerto para Violoncelo RV 420 e o diálogo espirituoso da trompete e do violino no Duplo Concerto RV 548. Por seu turno, Telemann era um compositor mais eclético, sempre disponível para experimentar as sonoridades que lhe chegavam de outras paragens, mas sempre com uma capacidade de síntese verdadeiramente singular. A sugestão explícita do coaxar dos sapos que se reconhece no Concerto para Violino TWV 51:A4 rivaliza condignamente com as célebres Quatro Estações.
De Veneza a Hamburgo
Orquestra Metropolitana de Lisboa
A. Vivaldi Concerto para Violoncelo, RV 420
A. Vivaldi Duplo Concerto para Trompete e Violino, RV 781
G. P. Telemann Concerto para Violino, TWV 51:A4, Os Sapos
G. P. Telemann Triplo Concerto para Trompete, Violino e Violoncelo, TWV 53:D5
Hugo Santos trompete, Marco Pereira violoncelo
Ana Pereira violino e direção musical
{{ errors.first('subscribeLink.email') }}