Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
De Viva Voz

Casanova em Lisboa

Pequeno Auditório do CCB
Sáb 18 Mar 19:00

Casanova em Lisboa é uma adaptação teatral do romance epistolar “Cartas de Casanova Lisboa  1757” de António Mega Ferreira.

Casanova visita Lisboa dois anos após o terramoto. Descobre uma capital ainda em ruínas e cujos habitantes, estranhamente, parecem acomodados às adversidades causadas pelo terramoto. Surpreendido pela demora das obras de reconstrução e pelas tendas faustosas da corte, montadas em Belém, Casanova escreve cartas a vários amigos, amantes e familiares. Nessas cartas descreve o cenário terrífico que os residentes de Lisboa enfrentam, assim como as idiossincrasias de um povo e de uma burguesia em ascensão. E, inevitavelmente descreve também as suas aventuras amorosas que o levaram a Ranholas e ao Convento de Odivelas para tocar violino.

O espectáculo assenta no cruzamento de várias linguagens de palco: a música do século XVIII pela Orquestra Metropolitana de Lisboa conduzida pelo maestro Marcos Magalhães; os actores André Gomes e Marcello Urgeghe que conduzem a narrativa da incursão de Casanova à capital portuguesa; a soprano Ana Quintans, que interpreta as várias personagens femininas cujas vidas ficaram destroçadas pelo terramoto.

Rien ne pourra faire que je me sois amusé – é a máxima de Casanova e também o mote deste espectáculo.


Casanova em Lisboa
A partir de Cartas de Casanova Lisboa: 1757 de António Mega Ferreira

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Marcos Magalhães cravo e direção musical

Marcello Urghege Casanova (remetente das cartas)
André Gomes Senhor de Bernis/Cecco/Matteo de Bragadin (destinatários das cartas)
Ana Quintans Ana Margarida/D. Madalena/Ana Mafalda/Inês de Cantillana

Carla Bolito encenação e adaptação
Ricardo Preto figurinos
Daniel Worm desenho de luz
Miguel Pereira coreografia
Alípio Padilha fotografia

Bernardo Vilhena / Estado Zero produção executiva

 

Em Destaque