Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

António Mega Ferreira - Todas as Cores nas tuas Mãos

Teatro Camões
seg 22 mai. 21:00
Bilhetes à venda

Uma evocação de António Mega Ferreira vai acontecer no próximo dia 22 de maio, precisamente na data em que se comemoram 25 anos da abertura ao público da Expo ’98.
“Todas as Cores nas tuas Mãos” é o título desta homenagem que um grupo de amigos do escritor e comissário da Expo ’98 decidiu promover a António Mega Ferreira, falecido em dezembro de 2022.
O espetáculo, que decorrerá a partir das 21h00, no Teatro Camões, terá a participação da violinista Ana Pereira com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Pedro Neves, de Mafalda Veiga e Teresa Salgueiro. Incluirá a leitura de textos de António Mega Ferreira por Margarida Pinto Correia, Filipa Leal e Marcello Urgeghe. Será ainda acompanhado por uma instalação/exposição.
Esta iniciativa, que pretende assinalar o papel de António Mega Ferreira na criação da ideia da Expo’98 – desde o processo da sua candidatura até à sua concretização no terreno – bem como do Parque das Nações que lhe sucedeu, decorre na data simbólica em que os visitantes puderam franquear as portas da Exposição Mundial.
E ocorre no dia em que também a Câmara Municipal de Lisboa inaugura uma rua com o nome do homenageado no território do Parque das Nações (19h00) e em que a EGEAC/Castelo de S. Jorge lança um livro com textos de António Mega Ferreira e fotografias de Kenton Thatcher sobre a relação do escritor com a sua cidade de sempre (20h15).

“as cores todas ficam em ti como tu ficas no mundo: exactamente”
António Mega Ferreira, Amor (2002)

“Todas as cores nas tuas mãos”
António Mega Ferreira, Padrões de Voo (2019)

 

António Mega Ferreira – Todas as Cores nas tuas Mãos
Segunda-feira, 22 de maio, 21h00, Teatro Camões

 

> Leitura de Textos de António Mega Ferreira

Filipa Leal – “Todas as Cores”  in  Padrões de Voo (2021) | “Quiet Days”  in  O Tempo que nos Cabe  – Assírio & Alvim (2005)  | excertos de Amor – Assírio & Alvim (2003)
Margarida Pinto Correia – “Número dos Dias ” |  “Ficção do Rosa” in Os Princípios do Fim – Quetzal Editores (1992)
Marcello Urgeghe – “O nosso bife” in Uma Caligrafia de Prazeres – Texto Editora (2003)
André e. Teodósio – a anunciar

> Paolo Conte Parigi (tradução e adaptação de António Mega Ferreira)
Mafalda Veiga | João Gil guitarra

 

Teresa Salgueira Alegria (poema de José Saramago; arr. Pedro Lima) 
A. Vivaldi
Concerto para Orquestra em Sol Menor, RV 157

A. Pinho Vargas Concerto para Violino e Orquestra
A. Vivaldi Concerto para Orquestra em Sol Maior, Alla Rustica, RV 151

 Teresa Salgueiro voz
Ana Pereira
violino

Pedro Neves maestro

 

A entrada para o espetáculo do Teatro Camões é gratuita. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 19 de maio em www.bol.pt, no Teatro Camões e nos locais habituais.

 

 

Em Destaque