Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Prémio Fundação INATEL celebra 10 anos

Susana Cruz e Rui Sérgio Mateus (Fundação INATEL) com Guilherme Duque, vencedor do Prémio Fundação INATEL 2023

Com um longo historial de parceria, a Metropolitana e a Fundação INATEL promovem três prémios que distinguem e reconhecem o mérito escolar e encorajam o desempenho dos alunos em três níveis distintivos: um prémio a nível do ensino secundário, Prémio INATEL – Concurso Escola Profissional da Metropolitana (EPM); ao nível dos estudos superiores, o Prémio Fundação INATEL – Jovem Solista com a Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) e, pela primeira vez em 2023, um prémio dedicado aos agrupamentos de música de câmara: o Prémio INATEL – Concurso Música de Câmara.


Para a Fundação INATEL “estes prémios são uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer o mérito escolar e encorajar o desempenho dos alunos. É através destes incentivos que proporcionamos aos nossos jovens músicos uma distinção e reconhecimento muito importantes para as suas carreiras futuras enquanto músicos profissionais”.


O concerto da Orquestra Académica Metropolitana, realizado no dia 19 de maio passado, marcou o 10.º aniversário do Prémio Fundação INATEL – Jovem solista com a ANSO, que foi atribuído ao clarinetista Guilherme Duque, aluno da classe do professor Nuno Silva.

A Fundação INATEL sublinha que “mais uma vez se assistiu a um concerto com grande qualidade artística”. Orgulhosa de participar na formação dos jovens músicos portugueses, a Fundação INATEL “congratula todos os premiados desta longa parceria que têm sido agraciados pelo seu árduo trabalho.”


Yan Mikirtumov, Diretor Pedagógico da Metropolitana, afirma que “o marco de 10 anos da parceria e os três prémios existentes atualmente demonstram a confiança depositada na nossa instituição e solidez na relação entre a Metropolitana e a Fundação INATEL.”

Susana Cruz, Rui Sérgio Mateus, Nuno Silva (professor da ANSO),
Guilherme Duque, Yan Mikirtumov (Diretor Pedagógico da Metropolitana)
e Jean-Marc Burfim (Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana)


Depois de agradecer em nome das três escolas da Metropolitana, o Diretor partilhou ainda que “esta parceria estratégica, que tanto nos honra, premeia a qualidade artística dos alunos da ANSO e da EPM e permitiu, não só, alcançar e demonstrar os resultados notáveis no âmbito da prática performativa e do ensino ministrado nas nossas escolas, mas também contribuir para a formação dos jovens, dos cidadãos e futuros músicos. Assim, aproveitamos este momento de comemoração para congratular todos os alunos premiados ao longo destes anos e esperemos que a nossa parceria com a Fundação INATEL continue frutífera e duradoura”, concluiu.