Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Metropolitana abre estágio remunerado e pós-graduação em Performance Orquestral Avançada

As inscrições estão abertas até dia 14 de julho e há apenas oito vagas disponíveis. Os admitidos farão estágio de nove meses em contexto real de trabalho na Orquestra Metropolitana de Lisboa, numa pós-graduação que confere mais 30 ECTS, os créditos internacionais que favorecem a mobilidade de estudantes e diplomados em todo o mundo.

A Metropolitana vai abrir em outubro deste ano a primeira edição do Estágio / Pós Graduação em Performance Orquestral Avançada, uma parceria entre a Academia Nacional Superior de Orquestra (a instituição de Ensino Superior da Metropolitana) e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

As inscrições iniciaram-se no passado dia 28 e prolongam-se até 14 de julho às 23h59, para candidatos com Licenciaturas e/ou Mestrados em Música / Performance, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos (completos até dezembro de 2021) e inscritos nos serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

“O panorama musical no que concerne a instrumentistas de orquestra é extremamente competitivo, não só pela exiguidade do número de lugares disponíveis a concurso, como pela elevada qualidade que felizmente muitos dos jovens talentos apresentam”, começa por dizer Rui Mirra, adjunto do Presidente do Conselho de Direção da ANSO.  

O docente explica que “muitos recém-diplomados não conseguem o ingresso imediato numa orquestra, o que os leva a enfrentar um hiato temporal de inatividade ou atividade orquestral intermitente, até obterem o tão almejado lugar”.

Foi por isso que nasceu este Estágio / Pós Graduação, que “possibilita que jovens instrumentistas adquiram competências em contexto real de trabalho ao longo de nove meses (Outubro-Junho) com os padrões de qualidade e excelência da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e que simultaneamente beneficiem do know-how do corpo docente da ANSO e vejam reconhecido na forma de ECTS (30) todo esse período de atividade artística e académica que partilharão na Metropolitana”.

Em causa estão oito lugares da OML (quatro violinos, dois violas, um violoncelo e um contrabaixo) no próximo ano letivo, em que a Metropolitana assinala os 30 anos de vida. Rui Mirra diz que “o cimentar desta relação umbilical ANSO/OML vem demonstrar a unicidade da Metropolitana enquanto instituição de referência”. “É uma feliz coincidência o facto de celebrarmos o nosso 30.º aniversário no ano em que a ANSO entra no que apelido de versão 4.0 (ensino especializado, ensino profissional, ensino superior e ensino pós-graduado)”, sublinha.

Estágio remunerado

Cada candidato admitido beneficiará de uma bolsa mensal de outubro e junho, cujo valor é fixado de acordo com o nível de qualificação: um licenciado (nível VI) receberá 789,86 € + refeição ou subsídio de alimentação, enquanto um mestre (nível VII) receberá 921,50 € + refeição ou subsídio de refeição.

Durante os nove meses de estágio / pós-graduação, os jovens músicos serão envolvidos nos projetos artísticos da Orquestra Metropolitana de Lisboa (ensaios, concertos, recitais, música de câmara, gravações, etc), e beneficiarão de sessões de acompanhamento no seu instrumento, tendo como mentores os solistas da OML. A parceria com a Academia Nacional Superior de Orquestra permitirá ainda aos jovens estagiários beneficiarem de aulas, seminários e palestras temáticas.

Para o diretor artístico da Metropolitana, esta nova iniciativa “vem ao encontro do projeto pensado inicialmente e fundado há 30 anos pelo maestro Miguel Graça Moura. Na cabeça dele estava precisamente este caminho do pequeno estudante de música, ainda criança, até chegar, já em idade adulta, ao mundo profissional”.

“Vai ser uma experiência muito interessante para estes jovens, quer do ponto de vista laboral, quer académico e para nós, OML, será seguramente muito interessante recebermos novos ventos e novos músicos na nossa equipa”, afirma Pedro Neves.

Os estágios têm a duração de nove meses não prolongáveis, entre outubro de 2021 e junho se 2022. As inscrições podem ser feitas online, através do preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Metropolitana.