Cerca de 40 alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) vão juntar-se, esta sexta-feira e no domingo, aos músicos profissionais da Orquestra Metropolitana de Lisboa para atuar em dois concertos sinfónicos de invocação de Shakespeare integrados nos “Dias da Música” do Centro Cultural de Belém.
“Trata-se da sexta vez consecutiva que os nossos alunos se juntam aos profissionais neste evento ímpar em Portugal”, nota Nuno Bettencourt Mendes, diretor pedagógico da Metropolitana, para quem “será uma honra e motivo de grande satisfação continuar a corresponder, cada vez mais, às expectativas de excelência artística que a ANSO tem habituado”.
A Orquestra Sinfónica Metropolitana, que resulta desta ‘fusão’, protagoniza, na sexta-feira, o concerto inaugural do festival com as obras “Tristia” e “Lélio, ou le retour à la vie”, de Berlioz, com os coros Ricercare e DeCA, os cantores Luís Gomes e Luís Rodrigues, e a aluna de piano finalista da ANSO Marta Mata, dirigidos pelo maestro Pedro Amaral.
No domingo, a Sinfónica Metropolitana interpretará excertos de Macbeth de Verdi e Macbeth de Strauss, com a soprano Elisabete Matos, sob direção de Sylvain Gasançon.
O diretor executivo da Metropolitana, por seu turno, considera que “a participação dos jovens músicos alunos da ANSO na formação sinfónica da Orquestra Metropolitana de Lisboa é um dos aspetos mais virtuosos do projeto educativo da AMEC | Metropolitana”.
“Inserido na curva de aprendizagem dos jovens instrumentistas de orquestra, o projeto de fusão entre os músicos profissionais da OML e os futuros profissionais da ANSO constitui um fator diferenciador e enriquecedor da aprendizagem dos alunos dos nossos cursos superiores”, sublinha António Mega Ferreira.