Guilherme Duque, aluno de Clarinete da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) recebeu o 2.º Prémio na 18.ª edição do International Clarinet Competition – Saverio Mercadante, que se realizou em Noci, Itália.
“Faltam-me as palavras para descrever o quão gratificante foi para mim esta experiência em Itália. O concurso internacional foi a minha primeira experiência num concurso fora de Portugal, e posso afirmar que foi uma aventura incrível”, partilha Guilherme Duque com a Metropolitana.
O aluno de 21 anos, natural do Redondo, no Alentejo afirma que não viajou para Itália com grandes expectativas. “Só entendi o quão alto estava o nível daquela edição quando assisti a algumas provas no primeiro dia. Ter sido destacado entre todos aqueles clarinetistas incríveis foi de facto uma sensação de trabalho recompensado que eu nunca tinha sentido”, sublinha.
Contudo, o que mais salienta transborda a competição: “Nunca dei muita importância aos pódios e, por isso, sinto que o meu grande prémio foi ter tido o privilégio de partilhar esta viagem e celebrar esta conquista na companhia de seis grandes amigos (também participantes) e do meu professor, Nuno Silva, que durante estes três anos me tem apoiado e ajudado de forma incansável a alcançar todos os meus objetivos”, agradece o aluno que se encontra a frequentar o 3.º ano da Licenciatura em Música – Instrumentista de Orquestra.
Por seu lado, o professor Nuno Silva afirma ser “um privilégio poder orientar alunos de excelência como o Guilherme Duque e um orgulho constatar os resultados do trabalho que fazemos diariamente na ANSO”. Nuno Silva deixa ainda uma nota de agradecimento à pianista acompanhadora da classe de clarinete, a professora Anna Tomasik, “pela sua disponibilidade e infinita paciência na preparação deste concurso e de tantos outros que fazemos.“