Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Lurdes Carneiro

Lurdes Carneiro

Fagote

Nascida em V. N. de Famalicão, Lurdes Carneiro iniciou os estudos de fagote em 1993 com o professor Robert Glassburner, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE. Em 2003 licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor Hugues Kesteman. No âmbito do Programa de Intercâmbio ERASMUS, em 2002, teve a oportunidade de trabalhar com o professor Gunter Pfinzenmaier na Staatliche Hochschule für Musik, em Karlsruhe. Participou no XII Curso Internacional de Música Antiga organizado pela Academia de Música Antiga de Lisboa em abril de 1998. Durante os estudos, trabalhou com Pierre Kerremans, Pierre Olivier Martens e Gustavo Nuñez, entre outros. Em 2000 foi membro da Orquestra de Jovens da União Europeia, onde trabalhou com Eckart Hübner, Lutz Köhler, Vladimir Ashkenazy, Yakov Kreisberg e Christopher Adey, tendo realizado concertos em Bolzano, Bruxelas e Hannover.

Foi premiada no Prémio Jovens Músicos em 1998, com Menção Honrosa em Música de Câmara – Nível Médio e, em 2003, com o 2.º Prémio em Fagote – Nível Superior.

No seu percurso profissional, já teve a oportunidade de colaborar com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Real Filarmonia da Galicia, a Orquestra Gulbenkian, a Camerata Nov’Arte, a Orquestra de Câmara Portuguesa e o Remix Ensemble.

Lecionou na Escola de Música de Perosinho, na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Profissional de Arte do Vale do Ave – Artave. Também dirigiu masterclasses na Academia de Música da Costa Cabral, no Canto Firme – Conservatório de Artes, na Academia de Artes de Chaves, na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), na Escola Profissional Metropolitana e na Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.

Membro da Banda Sinfónica Portuguesa entre 2009 e 2017, participou na gravação de vários CD, destacando-se a distinção do 1.º Prémio no WMC – Kerkrade (Holanda) e a digressão na China realizada em 2014. Teve também oportunidade de fazer a estreia portuguesa do concerto para fagote e ensemble «Avatar» do compositor norte-americano Dana Wilson, em 2016.

Concluiu em 2008 uma especialização em Estudos da Criança – Educação Musical na Universidade do Minho  em 2014, o Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Entre 2020 e 2022, estudou fagote barroco na classe do professor Alberto Grazzi, no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão. No âmbito da prática deste instrumento já colaborou com a Orquestra Barroca Nacional dos Conservatórios Italianos, o Divino Sospiro, o Concerto Ibérico, o ensemble La Nave Va, a Orquestra Barroca da Casa da Música e a Orquestra Barroca de Sevilha, onde já teve a oportunidade de trabalhar, entre outros, com Laurence Cummings, Andreas Staier e Sunske Sato.

É membro da Orquestra Metropolitana de Lisboa desde 2017.