Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Miguel Costa

Clarinete

Miguel Costa, Seixalense, deu os seus primeiros passos na Música com apenas 5 anos de idade, na Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, com António Menino. Estudou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes dos professores Luís Gomes, Nuno Antunes, Nuno Gonçalves, Etienne Lamaison, Nuno Silva e Paulo Gaspar. Participou em masterclasses com alguns dos mais conceituados clarinetistas mundiais, entre os quais Guy Deplus, Yehuda Gilad, Antony Pay, Lorenzo Coppola, Haken Rosengren, Philipe Cuper, Romain Guyot, Pascual Martinez, Jonathan Cohler e Michel Portal, entre outros.

Obteve diversas distinções em vários concursos nacionais e internacionais. Foi vencedor do Concurso Paços Premium (nível superior) em 2008, vencedor do Concurso Solista com a Orquestra Académica Metropolitana em 2010, Finalista do Concurso Marco Fiorindo (Itália) em 2010, recebeu o 2.º Prémio no Concurso Internacional José Augusto Alegria em 2011, foi Finalista do 2.º Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa em 2013 e recebeu o 2.º Prémio no Concurso Internacional Terras de La Salette em 2014.

Miguel Costa é convidado regular de diversas orquestras, tais como a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra de Câmara de Almada, entre outras. É membro da Orquestra de Câmara Portuguesa desde 2012 e membro do Ensemble MPMP. Apesar de breve, o seu percurso já foi distinguido no programa da RTP 2 «Iniciativa», e referido pelo magazine da Culturgest. Enquanto solista, colaborou com a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra de Câmara Portuguesa e o Ensemble MPMP, entre outros projetos.

Leciona no projeto Sementes OCP, no Centro Social 6 de maio, e é professor no Conservatório de Música da Metropolitana e na Academia de Música de Almada.