Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Mariana Ottosson

Violoncelo

Nasceu em Lund, Suécia, e começou a tocar violoncelo aos nove anos de idade na Escola de Música Municipal da mesma cidade. Prosseguiu os estudos musicais com Niels Ullner, violoncelo principal na Orquestra Sinfónica de Malmoe. Mais tarde, ingressou na Carl Nielsen Academy of Music, na Dinamarca; nesse mesmo ano, venceu o 1.º Prémio no Berlingske Tidendes Klassiske Musikkonkurrence, o maior concurso para jovens músicos da Dinamarca. Foi ainda distinguida com uma bolsa de estudo atribuída pela Real Academia Sueca de Música.

Depois de concluir a licenciatura, prosseguiu os estudos com Hannu Kiiski na Academia Sibelius, na Finlândia. Em 2011, concluiu o mestrado na Malmoe Academy of Music com o professor Mats Rondin.

Participou na International Summer Academy – Mozarteum (Áustria), no Festival de Música de Nice (França), no Aurora Chamber Music Festival (Suécia) e em masterclasses com Ralph Kirshbaum, Natalie Clein, Julius Berger, Xavier Gagnepain e Paulo Gaio Lima, entre outros.

Em 2012, integrou a Fundação Orquestra Estúdio, em Guimarães – Capital Europeia da Cultura. Atualmente, colabora com diversas orquestras e formações nacionais