Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Joana Tavares

Naipe de Viola d´arco Viola

Joana Tavares estudou na Classe de Viola dos professores Jean-Loup Lecomte e Luís Norberto Silva no Conservatório de Música do Porto, de onde é natural. Posteriormente, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana na Classe do professor Paul Wakabayashi, onde concluiu a Licenciatura, e mais tarde na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu o Mestrado em Ensino da Música. É pós-graduada pela Escola de Altos Estudos Musicais de Santiago de Compostela (Espanha) em Especialização Orquestral, tendo durante a temporada 2016-2017 colaborado regularmente com a Orquestra Real Filarmonia da Galiza.

Frequentou masterclasses com os violetistas Yuval Gotlibovich, Gérard Caussé, Krzysztof Chorzelski e Ana Bela Chaves, com a qual realiza um trabalho regular. Colaborou, entre outras, com a Orquestra Real Filarmonia da Galiza, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto e a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Tocou a solo com a Orquestra de Câmara Portuguesa, sob direção do maestro Pedro Carneiro, e com a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, sob direção do maestro Ernst Schelle.

Foi distinguida com o 1.º Prémio na Categoria de Música de Câmara no Concurso Gilberto Paiva, com o 1.º Prémio no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto e com o 3.º Prémio no Concurso Paços Premium. É, desde 2013, docente no Conservatório de Música da Metropolitana.