Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Irma Skenderi

Naipe / Repertório e Excertos de Orquestra

Irma Skenderi nasceu em Tirana (Albânia). Iniciou a sua formação musical aos seis anos de idade, diplomando-se em Viola no Conservatório Jordan Misja, em 1992. Finalizou o Curso de Viola com a classificação máxima na Academia Delle Belle Arti (Tirana) com o professor Arben Llozi. Em 1994, prosseguiu os seus estudos de aperfeiçoamento na Scuola di Musica di Fiesole, com os professores Piero Farulli e Amadeo Baldovino, e na Accademia Chigiana, com o professor Ricardo Brengola, onde obteve com o Trio di Tirana dois «Diplomi di mérito» (1995-96) e um «Diploma de Honra» (1997). Em 1996, ganhou com a mesma formação o prémio especial do júri no Concurso Internacional de Música da Câmara de Caltanisetta. Trabalhou com prestigiados mestres na área de Música de Câmara, tais como os elementos do Quarteto Alban Berg e do Quarteto de Praga. Realizou concertos, quer de Música de Câmara quer como solista, na Albânia, em Itália, na Grécia, em Portugal, em França, na Áustria e em  Malta. Vive em Portugal desde 1998. Trabalhou como solista B na Orquestra Filarmonia das Beiras até 2004. Colaborou com várias outras orquestras, tais como a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra Nacional do Porto, o Remix Ensemble Casa da Música, a Orchestra del Maggio Fiorentino, o Remix Orquestra e Orquestra Gulbenkian.

É Solista B da Orquestra Metropolitana de Lisboa desde setembro de 2005. Na mesma orquestra, exerceu o Lugar de Chefe de Naipe de Viola entre os anos 2011 e 2017. Em julho de 2014, participou nas audições públicas da Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino, em Florença (Itália), sendo desde então convidada com regularidade como Solista A e como Prima Viola, apresentando-se, entre outros, com os maestros Fabio Luisi, Daniel Cohen, Carlo Rizzi e Daniele Gatti, entre outros, e com os solistas Maurizio Baglini e Aldo Ciccolini. Já lecionou no Conservatório Regional do Viseu, no Conservatório das Artes de Loures e no Projecto Orquestra Geração. Atualmente, leciona na Escola de Música Nossa Senhora de Cabo (Linda Velha).