Workshop de Gravação
Professor João Lucas
Integrado no Ciclo de Masterclasses EPM 2025/2026 | Edição Outono, na tarde do dia 9 de novembro de 2025, entre as 14h00 e as 16h00, realizaremos um workshop de gravação, dinamizado pelo Professor João Lucas.
No workshop serão abordados conceitos básicos de gravação em contextos ‘caseiros’, ajudando os alunos a obter o melhor resultado possível de uma gravação, seja para uma audição, promoção ou outro fim semelhante
Inscrições para o workshop
Aluno da EPM, ANSO e CMM 5€
Alunos externos às escolas Metropolitana 10€
Nota os alunos inscritos para a Masterclass de Contrabaixo (Prof. João Lucas) não precisam de proceder a inscrição
Horário
domingo, dia 9 de novembro – 14h00 – 16h00*
*Horário pode sofrer ajustamentos pontuais
Inscrições até 4 de novembro
FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÕES
Mais informações em https://www.metropolitana.
Sobre o professor João Lucas
João Lucas (1990, Covilhã) iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos, na Filarmónica Recreativa Carvalhense, em saxofone barítono. Em 2006 decidiu estudar contrabaixo e ingressou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, onde estudou com o professor Romeu Santos, tendo também frequentado a escola Escola Profissional da Metropolitanta durante um ano. Em 2011, foi convidado pelo professor Quirijn Altena a integrar a sua classe no Conservatório Real da Haia, onde concluiu o bacharelato e mestrado em Performance de Contrabaixo em 2015 e 2017 respectivamente.
O seu tema de tese incidiu sobre gravações caseiras, explorando e simplificando métodos que permitam a músicos obter melhores resultados para audições ou promoção, sem a necessidade de recorrer a grandes investimentos em estúdios, engenheiros ou equipamentos.
Como contrabaixista, colaborou com várias orquestras e ensembles de destaque, entre os quais a Residentie BachOrkest, Asko|Schönberg Ensemble, Residentie Orkest, Orquestra de Câmara Portuguesa, e a Lucerne Festival Academy, tendo sido nesta última, um dos músicos escolhidos para integrar um projeto em colaboração com a London Symphony Orchestra, dirigido por Sir Simon Rattle.
Paralelamente, estudou engenharia de gravação nos Wisseloord Studios e mantém-se muito ativo na área da produção musical. Ao longo dos anos tem-se dedicado intensamente à música improvisada e experimental, sendo colaborador ativo do coletivo de música criativa Profound Whatever. Como produtor e engenheiro de gravação, o seu trabalho destaca-se pelo foco no analógico, especialmente na gravação e manipulação de fita magnética.
Atualmente, o João Lucas move-se entre universos distintos: da música antiga com a Residentie BachOrkest, ao rock indie/alternativo com a banda Jackalope Eye, passando pela vida de estúdio, onde continua a explorar novas linguagens sonoras. Essa constante transição entre contextos alimenta a sua criatividade e define a sua identidade artística.