Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Reencaminhe 0,5% do seu IRS para a Metropolitana. Não lhe custa nada a si e vai apoiar um projeto único!

A consignação de 0,5% do seu IRS é gratuita e deve ser feita quando preenche e entrega a sua declaração de rendimentos ao Estado.

O seu apoio é fundamental. A consignação de 0,5% de IRS para uma instituição cultural, de solidariedade social ou religiosa é um direito de qualquer contribuinte. Deve fazê-lo, sem qualquer custo, no momento de preenchimento da declaração de rendimentos, antes de a enviar para a Autoridade Tributária, que apurará o imposto que vai pagar ou o reembolso a receber.

Importa reforçar que esta consignação não implica a perda de qualquer parte do reembolso, já que o dinheiro é retirado do imposto devido ao Estado e não ao contribuinte. 0,5% do rendimento dos contribuintes pode parecer uma gota de água no oceano, mas é muito relevante no contexto financeiro e orçamental de instituições como a Metropolitana. Para ter uma ideia dessa importância, os números oficiais apontam para que, entre 2014 e 2018, a consignação do IRS representou um total de cerca de 91 milhões de euros, apoiando assim milhares de instituição.

A consignação pode ser feita na declaração de rendimentos tradicional (Modelo 3) – quadro 11 do anexo “Rosto” – e na declaração de IRS automática – área “Pré-Liquidação”.

A Metropolitana é o rosto da “Associação Música, Educação e Cultura – O Sentido dos Sons” (AMEC), uma das quatro mil entidades reconhecidas pelo Estado a quem podem ser feitas consignações do IRS. É, pois, a AMEC que deve selecionar no momento em que escolher, ou pedir ao seu/sua contabilista para o fazer no momento do envio da declaração. Inscreva o Número de Identificação Fiscal (NIF) 502 741 481 no quadro 11 do anexo “Rosto” do Modelo 3 da sua declaração.

Para que perceba para onde vai parte do dinheiro que ia entregar ao Estado, e por que razão lhe estamos a fazer este pedido, recordamos-lhe que a Associação Música, Educação e Cultura – O sentido dos sons (AMEC – Metropolitana) é uma instituição cultural sem fins lucrativos e um projeto único no contexto nacional e internacional, que assenta o seu valor numa atuação ampla e transversal nos domínios do ensino da música e da promoção da cultura musical.

A Metropolitana para além da Orquestra Metropolitana de Lisboa detém três escolas de música: a ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra – ensino superior), a EPM (Escola Profissional da Metropolitana – ensino integrado) e o CMM (Conservatório de Música da Metropolitana – ensino básico e secundário).