
Está em marcha o novo ano letivo da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO), a escola da Metropolitana que confere o grau de Licenciatura em Música. As provas de aptidão musical começam em maio, mas as inscrições já abriram.
É o momento mais esperado para quem quer licenciar-se em Música. Está aberto o Concurso Institucional de acesso à Academia Nacional Superior de Orquestra, com a primeira fase de inscrições para as Provas de Aptidão Musical. A janela de inscrições iniciou-se segunda-feira e vai prolongar-se até ao dia 25 de abril.
Os candidatos iniciam agora um processo que os há de levar a uma das quatro especialidades da Licenciatura em Música: duas opções de Instrumentista de Orquestra (variante de Sopros/Percussão e variante de Cordas), uma de Direção de Orquestra e uma última de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento.
“Estas quatro vertentes estão assentes numa dimensão prática do ensino, sempre orientada por um quadro docente constituído, na sua maioria, por músicos profissionais que integram ou integraram a Orquestra Metropolitana de Lisboa”, explica o Presidente do Conselho de Direção da ANSO.

Yan Mikirtumov, que é em simultâneo o Diretor Pedagógico da Metropolitana, destaca a “particularidade única do projeto Metropolitana”, que conjuga a componente pedagógica com a criativa. “Esta vocação eminentemente técnica e artística, cuja visibilidade de expressa sobretudo nas temporadas da Orquestra Académica Metropolitana e nos concertos de câmara dos Jovens Solistas da Metropolitana, é complementada com unidades curriculares das áreas científicas de Formação Musical e de Ciências Musicais”, afirma.
A Licenciatura em Música da Academia Nacional Superior de Orquestra “oferece conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento integral de um músico apto a enfrentar a exigência e competitividade de um mercado de trabalho global”.
O Concurso Institucional que agora se inicia destina-se a alunos que tenham completado o 12.º ano de escolaridade, que tenham realizado a Prova de Ingresso de Português, com a nota mínima exigida por lei (95 pontos), que tenham realizado opcionalmente Prova de Ingresso em Espanhol, História da Cultura e das Artes, Inglês, Literatura Portuguesa ou Matemática, e ainda realizado provas de pré-requisitos de acesso à Licenciatura em Música da ANSO.
As Provas de Aptidão, que este ano, devido à pandemia de Covid-19, serão realizadas à distância, tal como no ano passado, decorrem de 3 a 14 de maio (primeira fase) e de 28 de junho a 9 de julho (segunda fase).
Os critérios de admissão, bem como toda a informação essencial, pode ser consultada no site da Metropolitana, página da Academia Nacional Superior de Orquestra (topo da página) e no separador “Ingresso”.
A Academia Nacional Superior de Orquestra, que no ano letivo em curso conta com 124 alunos, iniciou a sua atividade em 1992 e tem como missão “a formação de excelência para músicos de orquestra, entendida não apenas como formação de topo em termos artísticos e académicos, mas igualmente promovendo a música como expressão fundamental, para a formação do indivíduo como ser humano e cidadão”.