Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Parceria com a Direção Geral de Educação leva quase 400 alunos aos bastidores da Metropolitana

Mais de 350 alunos assistiram esta segunda-feira a uma sinfonia de César Frank interpretada pela Orquestra Académica Metropolitana, no âmbito de uma parceria entre a Metropolitana e a Direção Geral de Educação. Já na quarta-feira passada, um outro grupo de alunos tinha assistido ao ensaio do concerto “Fin-de-siècle”, em que foram interpretadas obras de três grandes compositores franceses do século XIX.

Os 356 alunos dos 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de Vila Franca de Xira e Aquilino Ribeiro (Oeiras) chegaram ao início da tarde desta segunda-feira ao auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, onde acompanharam um ensaio e assistiram à interpretação da Sinfonia em Ré Menor FWV 48, de César Frank, interpretada pela Orquestra Académica Metropolitana (OAM). 

Os estudantes tiveram ainda oportunidade de ouvir Rui Leitão, musicólogo na Metropolitana, falar sobre a obra, o compositor e o seu contexto histórico, numa ação formativa que prendeu a atenção das mais de três centenas de jovens presentes. 

Na quarta-feira da semana passada tinham sido 31 alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, de Cascais, a acompanhar, na sede da Metropolitana, o ensaio para o concerto “Fin-de-Siècle”, levado a cabo pela OAM, na sexta-feira em Lisboa, e no sábado em Setúbal. 

Esta parceria com a Direção Geral de Educação, através da equipa de Educação Artística-Musica, prevê ainda a deslocação de um agrupamento de música de câmara da Metropolitana à Escola Francisco Arruda, em Lisboa, no dia 3 de maio, para tocar as Sonatas de Rossini, e ao Auditório Carlos Paredes, dia 24 de maio, para interpretar A Balkan Festival, com voz de Silvia Miteva e Duo Contrasti.