Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Os Bichos vão andar pela cidade ao som dos Jovens Solistas da EPM

O ciclo Sons pela Cidade chega ao fim este sábado, depois de mais um mês de música clássica descentralizada, no âmbito de uma parceria entre a Metropolitana, a Câmara de Lisboa e oito freguesia do concelho.

“Os Bichos”. Assim se chama o programa que encerra, este sábado às 16.00, o ciclo Sons pela Cidade. Desta vez a música será interpretada pelos Jovens Solistas da Escola Profissional Metropolitana e vai decorrer na Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO, nos Olivais).

Com direção artístico e narração de Lino Guerreiro, o programa, que se repete dia 13 em Setúbal, reúne obras de Paul Harvey, Clare Grundman, David Maslanla, Ryan Laney e do próprio Lino Guerreiro. Uma das peças musicais, “Bichos”, é baseada no livro de contos homónimo de Miguel Torga, e é uma encomenda da Metropolitana ao músico.

“Foi um convite que me foi feito pelo maestro Carlos Reinaldo Guerreiro, e que se materializou numa encomenda realizada pela Metropolitana. Trata-se de uma obra originalmente escrita para a Orquestra de Sopros da Escola Profissional Metropolitana”, conta o compositor, que é também um dos diretores pedagógicos da EPM. Para Lino Guerreiro, “foi bom voltar a ler este Torga, descoberto ainda no ensino secundário”. “Foi uma viagem nostálgica, mas ao mesmo tempo bela e simples. Talvez a música que me surgiu para esta pequena Arca de Noé tente também ser assim, simples e objetiva”, sublinha.

Lino Guerreiro explica que “será um concerto no âmbito da música de câmara onde três grupos da Escola Profissional Metropolitana, constituídos neste ano letivo, se vão fundir num ensemble maior”. “Estes três ensembles, clarinetes, saxofones e percussões, irão fazer as suas apresentações individualmente, e no final irão juntar-se para interpretar cinco andamentos da obra BICHOS, que foram reorquestrados para este ensemble, e para estas apresentações”, acrescenta.

A peça musical composta pelo músico e professor já foi objeto de gravação, por parte da Orquestra de Sopros da EPM, sob direção do maestro Reinaldo Guerreiro e será disponibilizada muito em breve. “Confesso que tenho uma grande expectativa e ansiedade em relação ao lançamento deste disco Bichos”, conclui.