Cinco concertos das várias orquestras da Metropolitana e um ateliê instrumental para pais e filhos vão dar cor às Caldas da Rainha entre esta terça-feira e o dia 6 de maio. As comemorações do 25 de Abril e do Dia da Mãe são os pretextos para esta festa de música clássica.

Depois do sucesso de A Sinfonia Dante no Coliseu do Porto, no passado sábado, a Orquestra Sinfónica Metropolitana e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat volltam a atuar esta terça-feira, às 21h00, desta vez no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, na primeira de várias iniciativas que vão decorrer nos próximos dias naquele concelho da região Oeste do país.
Com direção do Maestro Pedro Amaral, a Sinfonia Dante reúne o Concerto para Piano nº 21 em Dó Maior, KV 467, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia para a Divina Comédia de Dante, S. 109, de Franz Liszt. O concerto conta com Inês Costa ao piano e Jorge Carvalho Alves como Maestro do coro.
Para quarta-feira, 25 de Abril, está previsto um dia cheio de música para festejar a Liberdade. O programa Música em Abril, que decorre também no centro cultural e de congressos, começa às 11h30 com o Ateliê Instrumental para Pais e Filhos, coordenado por Susana Henriques e que junta professores e alunos do Conservatório de Música da Metropolitana e da Escola de Música Sociedade Filarmónica de Alvorninha das Caldas da Rainha.
Da parte da tarde, às 15h00, a Orquestra Académica Metropolitana interpreta Sinfonia em Ré Menor, FWV 48, de César Frank. A direção musical da atuação estará a cargo de Afonso Teles, aluno do curso de Direção de Orquestra da ANSO.
Às 16h30, é a vez da Orquestra Juvenil Metropolitana entrar em ação, com As Fábulas de La Fontaine. O concerto é dirigido pelo Maestro Élio Leal e tem como solistas Sofia Cosme (flauta transversal), Hugo Azenha (clarinete), Carla Duarte (oboé) e Rafaela Oliveira (fagote). Estarão presentes também, como convidados, alunos do Conservatório de Caldas da Rainha e da Orquestra Clássica do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.
No dia 6 de maio, a Câmara Municipal das Caldas da Raínha e a Metropopolitana organizam, no Museu Leopoldo de Almeida, Um dia de Música no Dia da Mãe. O programa começa às 11h30, com um concerto dos Solistas da Metropolitana, que vão interpretar obras de Ravel e Braga Santos.
Romeu Madeira e Carlos Damas (violinos), Barbara Friedhoff (viola) e Jian Hong (violoncelo) são os músicos de serviço neste concerto comentado pelo musicólogo da Metropolitana Rui Campos Leitão.
Às 16h00, é a vez da Orquestra Metropolitana de Lisboa interpretar O Mundo Às Avessas, que contempla o Concerto para Violino e Violoncelo RV 544 Il Proteo ò sia Il mondo al Rovesco, de Vivaldi, e Il Maestro di Cappella, um Intermezzo operático de D. Cimarosa.
O concerto terá direção musical de Ana Pereira e direção cénica de Jorge Vaz de Carvalho. Neste dia, ambos os concertos são de entrada livre.