O novo ano letivo na Metropolitana, que começou a 17 deste mês, conta este ano com mais alunos do que em 2017-2018. De acordo com os dados oficiais, a Associação Música, Educação e Cultura (AMEC), que também tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa, tem a frequentar 341 alunos nas suas três escolas.

A AMEC | Metropolitana continua a crescer. As três escolas tuteladas pela associação (ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra, EPM – Escola Profissional Metropolitana, e CMM – Conservatória de Música da Metropolitana) têm 341 alunos a frequentar, este ano, os seus cursos.
Trata-se de uma subida em relação ao período homólogo do ano passado, em que estavam matriculados 333 estudantes.
As subidas neste ano letivo acontecem nas instituições de graus académicos superiores, onde a exigência é maior e o crescimento e a formação dos alunos já acontece em ambiente profissional.
A ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra, instituição de ensino superior politécnico reconhecida pelo Ministério da Educação desde 1993, tem neste novo ano letivo 113 alunos a frequentar as suas Licenciaturas (Nível VI). No ano passado estavam inscritos 104 estudantes.
Já a EPM – Escola Profissional Metropolitana, criada em 2008, com cursos que conferem graus II (equivalentes ao 7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e IV (10º, 11º e 12º anos), conta este ano letivo com 126 alunos, mais 20 do que em 2017-18.

Em fase de reestruturação, o CMM – Conservatório de Música da Metropolitana recebeu para este ano letivo 102 estudantes, 25 deles matriculados para o Curso Livre, o que representa uma ligeira contração em relação ao ano passado.