Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Fundação Millennium bcp financia Bolsas de Ingresso para captar talentos musicais

Com uma crescente procura de jovens músicos pela Licenciatura em Música da Academia Nacional Superior de Orquestra, a Metropolitana criou dois tipos de bolsas para ajudar quem mais precisa. A Fundação Millennium bcp é “fundamental” em todo este processo.

Todos os anos vêm dos mais variados pontos do país. E são cada vez mais. Têm o sonho da música na cabeça e uma forte determinação em prosseguir os seus estudos superiores. Para corresponder a essa procura, a AMEC | Metropolitana criou dois tipos de Bolsa de Estudo: a Bolsa de Ingresso e a Bolsa de Apoio Social.

A primeira “visa captar jovens talentos para o primeiro ano da Licenciatura”, conta o presidente do Conselho de Direção da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO). “A sua atribuição pondera simultaneamente a qualidade técnico-artística e a situação económica do aluno e respetivo agregado familiar”, explica Yan Mikirtumov, que é também o Diretor Pedagógico da Metropolitana.

A ideia é que a menor capacidade financeira não produza uma indesejável injustiça social no acesso aos estudos superiores. É aqui que entra a Fundação Millennium bcp, “cujo apoio e visão estratégica são fundamentais neste processo”.

“Este ano serão atribuídas três bolsas para os seguintes instrumentos: fagote e contrabaixo, ambas no valor de 1.970 euros. Além disso, será atribuída uma Bolsa de Ingresso para a opção de Direção de Orquestra, no valor de 2.775 euros”, enumera Yan Mikirtumov, que aproveita para “agradecer publicamente à Fundação Millennium bcp pelo apoio concedido”. “Esperemos que esta parceria seja duradoura e frutífera para ambas as partes”, sublinha o responsável.

Da parte da Fundação, este investimento é visto como uma aposta natural. “A Fundação Millennium bcp, desde o seu início, assume-se como um agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, reafirmando um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere”.

A instituição considera que “a Metropolitana é indubitavelmente um dos principais geradores de cultura do nosso país, sendo as suas três escolas de música verdadeiras incubadoras de jovens talentos, promovendo um acesso acessível a todos os candidatos através das Bolsas de Apoio Social”.

“O apoio às Bolsas de Ingresso da Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) permitem à Fundação, de uma forma plena, intervir em simultâneo nas suas três áreas de atuação: a Cultura, a Educação e a Solidariedade Social. Num período histórico em que os agentes culturais mais precisam de apoio, a Fundação Millennium bcp orgulha-se de poder fazer a diferença”, conclui a Fundação deste banco privado português.

Para além da Bolsa de Ingresso, há ainda a Bolsa de Apoio Social, que se materializa em reduções variáveis do valor da propina. Resulta da ponderação dos mesmos fatores económicos e do rendimento artístico e académico. Mais abrangente, destina-se aos alunos que frequentam qualquer um dos anos da licenciatura.