Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Escola Profissional da Metropolitana distinguida com selo de qualidade europeu | 2020

A Escola Profissional da Metropolitana (EPM) tornou-se esta terça-feira a primeira escola de música da região de Lisboa a conseguir o Selo de Conformidade da EQAVET, o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais, instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu.

Para o diretor executivo da Metropolitana, Miguel Honrado, “este selo de qualidade é um reconhecimento nacional e internacional da excelência do ensino da música na EPM e que faz da AMEC | Metropolitana uma instituição única no país”.

A recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, feita já em 2009, refletiu-se em Portugal na obrigatoriedade das escolas profissionais e estabelecimentos de ensino públicos com cursos profissionais de implementarem sistemas de garantia de qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos alunos.

A partir da análise do insucesso escolar no ciclo letivo 2014-2017, a EPM implementou um conjunto de medidas com o objetivo de diminuir a taxa de insucesso a três anos. “Reduzimos as turmas para metade – hoje as nossas turmas têm 16 alunos –, passámos a dar apoio, com aulas extra aos módulos de maior insucesso, e reforçámos para 90% a percentagem de alunos do ensino profissional a prosseguir os seus estudos para o ensino superior”, explica Carlos Simão, diretor pedagógico da EPM..

“Quando os encarregados de educação escolhem a escola dos seus filhos optam por critérios de proximidade geográfica, pelos feedbacks que receberam sobre a escola e, no nosso caso também, já pelo nome que a Metropolitana tem no ensino da música. Tudo isso já era uma realidade no nosso caso, mas agora há mais uma razão, e de grande importância: a de saber que a Escola Profissional da Metropolitana tem um ensino de excelência reconhecido pelas instâncias internacionais e pela tutela nacional, consubstanciado neste Selo de Conformidade agora recebido”, sublinha o responsável.

Carlos Simão conclui: “a nossa melhor publicidade, ao fim de 28 anos de vida da Metropolitana, é o boca-a-boca, mas este reconhecimento internacional é a maior segurança para os pais”.

Criada no ano letivo 2008-2009, a EPM aposta no ensino vocacional e integrado de música, sendo a única escola da zona de Lisboa que oferece o curso básico profissional de instrumento, equivalente ao nono ano. Ou seja, para lá da formação geral que qualquer aluno encontra no sistema de ensino tradicional, na Metropolitana vai ter uma grande carga horária na formação vocacional da música, com aulas de instrumento, música de câmara, orquestra e apresentações regulares.

Apesar do prazo formal para candidaturas já ter terminado, ainda estão disponíveis as últimas vagas para o ano letivo 2020/21. Todas as informações podem ser prestadas através do email anadias@metropolitana.pt.