Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Duarte Bento frequentou "Blended Intensive Program" em Itália

Duarte Gouveia Bento tem 21 anos e é natural do Montijo. Está atualmente a frequentar o 2.º ano de Licenciatura em Piano na Academia Nacional Superior de Orquestra e falou com a Metropolitana sobre a sua participação no “BIP – Blended Intensive Program” no passado mês de abril, no Conservatório da cidade italiana de Pádua.


Duarte Bento


“A perspetiva de viajar para Itália deixou-me bastante empolgado, especialmente porque foi a primeira vez que estive tanto tempo fora do país de forma autónoma”, contou-nos o aluno de Piano da ANSO que também considerou “a experiência do BIP em Pádua muito enriquecedora a nível académico, tendo-me permitido contactar com um meio e forma de trabalho completamente distintos daquilo a que estava habituado.”


A experiência trouxe-lhe um grande desafio: “o facto de praticamente nunca ter tocado Cravo (o instrumento em que trabalhei toda a semana) e de nunca ter abordado as técnicas expressivas de execução de Baixo-Contínuo em Recitativo Seco levou a que saísse da minha zona de conforto e, ao longo da semana, tivesse de usar criatividade para, partindo do altamente detalhado e profundo feedback do Professor Roberto Loreggian, (professor de Baixo-Contínuo e Cravo) descobrir o meu caminho. Ter a oportunidade de, ao longo da semana em Itália, vivenciar esta componente do trabalho de pianista correpetidor, uma possível saída profissional importante, foi muito positivo.”

Roberto Loreggian


Duarte Bento refere ainda que o BIP lhe trouxe outras vantagens. ” A nível pessoal, o BIP permitiu-me explorar aspetos de autonomia e independência que não só me proporcionaram boas memórias como também serão importantes para a minha vida”.

O aluno, que pretende terminar a Licenciatura e, em seguida, ingressar num Mestrado em Performance numa instituição de Ensino Superior no estrangeiro, destaca o ensino na ANSO “pela diferente estrutura curricular do curso de Piano, particularmente no que diz respeito ao seu largo âmbito, explorando as várias componentes do trabalho em Piano, desde o de solista e de músico de câmara até ao de acompanhador.



16/05/2024