Violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, piano, clarinete, oboé e tantos outros. São muitos os instrumentos que é possível aprender a tocar no Conservatório de Música da Metropolitana. Cursos disponíveis para crianças a partir dos cinco anos.
O Conservatório de Música da Metropolitana já abriu as inscrições para os três cursos que vai lecionar no próximo ano letivo: o Curso de Iniciação Instrumental (a partir dos 5 anos), o Curso de Instrumento (a partir dos 10 anos) e o Curso Livre de Instrumento (a partir dos jovens de 15 anos).
No primeiro caso, o Curso de Iniciação Musical destina-se a crianças já com apetência por determinado instrumento, dando início à sua formação segundo um programa pedagógico adaptado às necessidades específicas destas faixas etárias.
Aos cinco anos, por exemplo, as crianças terão uma aula individual por semana, de 30 ou 50 minutos, de acordo com o plano escolhido. Para os alunos a partir dos seis anos, estão previstas já aulas individuais de Instrumento, aulas coletivas de Formação Musical e de Prática Instrumental de Conjunto.
Já o Curso de Instrumento, destina-se a crianças e jovens a partir dos 10 anos que demonstrem aptidão e vontade para uma formação musical especializada. No Nível Elementar (1.º e 2.º graus), os alunos terão três aulas semanais: Instrumento (45’), Formação Musical (60’) e Prática Instrumental de Conjunto (90’). O Nível Médio (3.º, 4.º e 5.º graus), mantém a aula individual de Instrumento, duplicando o tempo de aulas coletivas, mais a participação na Orquestra Juvenil Metropolitana.
Finalmente, o Nível Secundário (6.º, 7.º e 8.ºgraus), os jovens estudantes terão aulas de Instrumento, Formação Musical, Análise Musical, História da Música e Prática Instrumental de Conjunto, já integrados na Orquestra Juvenil Metropolitana.
O Conservatório da Metropolitana disponibiliza ainda um Curso Livre de Instrumento, para crianças, jovens e adultos (dos 15 aos 65 anos) que escolhem o seu instrumento e têm uma aula individual semanal de 50 minutos.
As inscrições podem ser feitas online até ao dia 26, através do formulário publicado no site da Metropolitana, mas pode sempre obter mais informações através do e-email conservatorio@metropolitana.pt
