A violinista Ana Pereira, Concertino da Orquestra Metropolitana de Lisboa, vai desempenhar as mesmas funções na Orquestra da RTVE, esta sexta-feira em Madrid, no âmbito da parceria entre a Metropolitana e o grupo de rádio e televisão públicas de Espanha. Este é o primeiro momento do vasto programa internacional que vai decorrer ao longo do ano e que envolve os músicos profissionais da OML e os estudantes da Metropolitana.
Ana Pereira, que é desde junho de 2015 Concertino da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), vai ocupar o mesmo lugar da Orquestra da Rádio e Televisão de Espanha (RTVE), esta sexta-feira, em Madrid. A Orquestra Sinfónica e Coro RTVE vai interpretar às 19h30, uma obra de José Peris, que morreu em abril do ano passado, e a Sinfonia nº 4 de Bruckner, no Teatro Auditorio San Lorenzo de El Escorial, no Parque Felipe II,
Já em 24 de setembro do ano passado, a OML tinha recebido em Lisboa Miguel Borrego, concertino da Orquestra RTVE para o Concerto Inaugural da temporada 2017/2018.
Ainda no âmbito da parceria entre a Metropolitana e a Orquestra e Coro da RTVE, quatro elementos da orquestra espanhola apresentam-se em Lisboa para Viagem Iberoamericana, um programa de música de câmara com obras de músicos tão diferentes como Gaspar Cassado, Luís de Freitas Branco e Antonin Dvorák.
Marian Moraru, Lavinia Olga Moraru (violinos), Sergio Sola (viola) e Javier Albarés (violoncelo) são os solistas espanhóis que estarão presentes em Lisboa, no sábado dia 10 de março, para uma atuação no Teatro Thalia, às 21h00.
Uma semana mais tarde, a 17 de março, será a vez dos Solistas da Metropolitana se deslocarem a Madrid. Ana Pereira, José Teixeira (violinos), Joana Cipriano (viola) e Ana Cláudia Serrão (violoncelo) vão interpretar o Quarteto de Cordas Nº 2 de J. Haydn e o Quarteto Nº 1 de Pedro Amaral.
A OML e a Orquestra da RTVE voltam a juntar-se a 9 de junho em Lisboa, agora para o concerto que celebra os 26 anos da Metropolitana. Ambas as orquestras sobem ao palco do Grande Auditório do CCB, às 21h00, sob orientação dos maestros Pedro Amaral e Miguel Ángel Gómez-Martinez. Neste concerto serão interpretadas obras de Stravinsky e Mahler.
No programa desta parceria está previsto ainda um concerto conjunto em Madrid, a 7 de dezembro, integrado na Temporada de Música Sinfónica da RTVE.
O protocolo de colaboração entre a Metropolitana e o Coro e a Orquestra da Rádio Televisão Espanhola foi assinado a 2 de junho do ano passado na Câmara Municipal de Lisboa, com o objetivo de permitir “intercâmbios diversos” e apostar na “progressiva, consistente e continuada internacionalização” da Metropolitana.
O programa internacional da Metropolitana para 2018 inclui ainda um protocolo com o Forum Voix Etouffées, que prevê a deslocação dos Solistas da Metropolitana a Lyon, onde vão atuar na histórica Prisao de Monluc para apresentar o ciclo “Compositores Exilados”.
No âmbito escolar, e ao abrigo do programa de intercâmbio / mobilidade Erasmus +, 16 alunos e dois professores do Conservatóro de J. L. Bellu IVT, da Eslováquia, serão recebidos na Metropolitana, em Lisboa, entre os dias 4 e 24 de fevereiro.
2018 marca ainda a conclusão do 1º programa de intercâmbio institucional dos alunos da classe de trombone da ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra) com os da Escola Superior de Música e Teatro de Leipzig (Alemanha), em julho, à qual se associarão músicos da Filarmónica de Berlim.