Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Daniela Radu

2.º Violino

Daniela Radu iniciou os estudos de Violino no Liceu de Música da sua cidade natal (Timisoara / Roménia) aos sete anos de idade, concluindo em 1984 o curso superior na Academia de Música George Enescu, de Iasi. Durante 1979 e 1980, aperfeiçoou a sua formação com Igor Bezrodny, na Academia de Música de Weimar (Alemanha). Em 1984 foi laureada com o Prémio Especial no Festival de Música George Enescu, em Bucareste (Roménia).

As suas habilitações foram reconhecidas pela Universidade de Aveiro, onde também concluiu o Mestrado em Música – Performance, apresentando o projeto inovador intitulado «Maria de Lourdes Martins – A análise e a interpretação das obras compostas para violino e piano», sob a orientação do professor David Lloyd. Em 1999, foi professora convidada na Escola Profissional de Música de Espinho.

Atualmente, leciona no Conservatório de Música da Metropolitana, em Lisboa, e integra como violinista a Orquestra Metropolitana da Lisboa.

Enquanto instrumentista, atuou a solo em Bona (1977), Belgrado (1978) e Weimar (1980), assim como, desde 1993, em inúmeros concertos realizados em Portugal. No âmbito da Música de Câmara, integrou várias formações que se apresentaram quer na Roménia quer em Portugal, de entre as quais se destaca o Quarteto Orfeu (1995).

Apresentou-se em concerto em França, Alemanha, Suíça, Holanda, Áustria, Hungria, Tailândia e Japão, tendo integrado várias orquestras, como a Orquestra Académica Nacional da Roménia, a Orquestra Sinfónica da Transilvânia, a Orquestra Sinfónica de Timisoara, a Orquestra do Norte – da qual foi concertino de 1992 a 1998 – e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.