Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Alexêi Tolpygo

1.º Violino

Nasceu em Moscovo em 1965, numa família de músicos, e começou a tocar violino aos cinco anos de idade. Em 1971 entrou na Escola Especial de Música de Gnessin, na classe da professora Svetlova.

Em 1979 ganhou o Concurso Internacional Juvenil Concertino-Praha 79, na Checoslováquia. Em 1983 terminou a Escola Especial de Música de Gnessin e ingressou no Instituto Superior de Música e Pedagogia de Gnessin (classe da professora Akhtiámova), onde obteve o Diploma de Licenciatura em 1990, tendo também frequentado a disciplina de Quarteto de Cordas com o professor Valentin Berlinski, violoncelista do famoso Borodin String Quartet.

Em 1987 ingressou na Orquestra Filarmónica de Moscovo sob a direção do maestro Dmitri Kitaenko e, posteriormente, do maestro Vassily Sinaiski. Na mesma altura, foi convidado a colaborar com as orquestras Soviet Festival Orquestra e State Chamber Orquestra. Com estas formações, atuou em mais de trinta países.

Em 1991 foi convidado pelos colegas da Escola e Instituto a integrar um grupo de música de câmara intitulado Moscow Piano Quartet. Em 1993, este quarteto veio residir para Portugal, a convite da Escola Profissional de Arcos do Estoril e, desde então, tem efetuado diversos concertos no país e no estrangeiro.

Em 1996, integrou como violinista a Orquestra Metropolitana de Lisboa, tendo realizado com esta formação inúmeros concertos, quer a solo quer de música de câmara. Colaborou entretanto com a Orquestra Nacional do Porto, tendo formado nesta mesma cidade o Trio Portus Cale.

Integrou também diversos projetos da OrchestrUtopica. De 2007 a 2009, trabalhou com a Orquestra Nacional Russa sob a direção do maestro Mikhail Pletnyóv. Colaborou nesse período com o Brahms Trio, com o qual se apresentou em vários concertos internacionais, tendo ainda gravado um CD.

Regressou a Portugal na temporada 2009/10, retomando o seu lugar na Orquestra Metropolitana de Lisboa.