Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Peter Eötvös

Compositor

Peter Eötvös é compositor, maestro e professor. A sua música é programada regularmente por orquestras, ensembles e festivais em todo o mundo. Considerado um dos principais intérpretes mundiais de música contemporânea, apresentou-se regularmente com o Stockhausen Ensemble (1968 a 1976), colaborou com o estúdio de música eletrónica da Rádio da Alemanha Ocidental (1971 a 1979) e foi Diretor Musical do Ensemble Intercontemporain (1978 a 1991). Foi titular de cargos na Orquestra de Câmara da Rádio de Hilbersum (1985 a 2011), nas sinfónicas da BBC, de Gotemburgo, da Rádio de Estugarda SWR, da Rádio de Viena e nas orquestras do Festival de Budapeste.

Em 2019, no seu 75.º aniversário, iniciou uma residência na Orquestra Estatal de Dresden com a estreia de duas obras, enquanto agrupamentos de grande prestígio internacional lhe dedicaram concertos. Várias óperas suas seguiram os passos de Three Sisters, com sucessivas novas produções em todo o mundo. Na temporada 2017/18 o concerto Multiversum foi interpretado em grandes salas na Europa e na Ásia. Estreou Reading Malevich no Festival de Lucerna de 2018 e, em 2019, Secret Kiss. Para lá das carreiras de maestro e compositor, Eötvös dá grande importância ao ensino. Em 2004, criou uma fundação que organiza programas especiais dedicados a jovens compositores e maestros.

Tem obras gravadas nas editoras BMC, Naïve, BIS, Deutsche Grammophon, ECM, KAIROS e Col Legno, e partituras publicadas pelas etiquetas Schott Music, Ricordi, Editio Musica e Salabert. É membro das Academias de Artes de Berlim, de Szechenyi e de Sächsische, da Academia Real Sueca de Música, da Academia Real Flamenga, e é Membro Honorário da Academia de Santa Cecília. Foi distinguido com os títulos de Officier e Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres, os Prémios Kossuth e Bartók, o Prémio da Royal Philharmonic Society, o Prémio Cannes Classical Living Composer, o Prémio Pro Europa de Composição e a Ordem de Santo Estêvão. Em 2016, recebeu o Grand Pix Artistique da Fondation Simone et Cino Del Duca, pela Académie des Beaux-Arts e, em 2018, a Medalha Goethe, uma condecoração oficial da República Federal Alemã.