Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Yan Mikirtumov

Redução de Partituras ao Piano

REDUÇÃO DE PARTITURAS AO PIANO | LEITURA À 1. ª VISTA | ACOMPANHAMENTO AO PIANO

Natural de Moscovo (Rússia), Yan Mikirtumov iniciou a sua formação musical aos cinco anos de idade no Colégio Estatal de Coro A. Sveshnikov, em Moscovo, onde estudou durante onze anos e obteve o diploma na especialidade de Direção Coral com distinção. Em 1997 finalizou, também com distinção, o curso de Regência Coral na Academia Superior de Arte Coral em Moscovo com a tese «Género de Paixões na obra de H. Schütz». Entre 1997 e 1998 realizou a especialização em Composição no Conservatório Superior de P. I. Tchaikovsky, em Moscovo. É doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora (2013), tendo defendido a tese «Redução para Piano: Três especificidades» com distinção e louvor.

Entre 1991 e 1999 participou em inúmeros concertos, festivais e gravações com diversos coros, agrupamentos de Música Antiga e orquestras na Alemanha, França, Suíça, Suécia, Itália, Polónia, Finlândia, Ucrânia, Noruega, Japão, EUA e Rússia, como cantor, pianista e maestro de coro. Escreveu a música para diversos projetos teatrais, cinematográficos e de publicidade.

Reside em Portugal desde 1999, onde começou a sua carreira como professor. Realiza frequentemente cursos, masterclasses e workshops sobre Leitura à Primeira Vista e Direção. Entre 2001 e 2003 ocupou o cargo de Maestro do Coro dos Pequenos Cantores de Academia de Amadores de Música, com o qual participou na apresentação de ópera Boris Godunov de M. Mussorgsky no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa. Foi fundador do Coro Juvenil e do Coro Feminino do Conservatório de Música de Albufeira, com os quais fez digressões em França, Alemanha, Grécia, Áustria e Espanha. Entre 2005 e 2011 ocupou o cargo do maestro do Coro Brisa, com o qual ganhou 3.º Prémio no Concurso Internacional de Coros em Bratislava (Eslováquia). Foi presidente (2012) e membro do júri (2010 e 2014) da Competição Internacional de Coros de Freamunde (FICC).

Gravou, editou e participou em mais de 50 CDs para etiquetas como Melodia, Dargil, Universal, Rádio e Televisão Estatal da Rússia, NDR (Alemanha) e Antena 2. Colabora regularmente com diversas entidades do panorama musical português, como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve, a Eborae Música, a Orquestra da Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra da Casa da Música, o Concurso de Interpretação do Estoril e a Antena 2, entre outras.

Realizou diversos arranjos e composições para orquestras, grupos de música de câmara e solistas em Portugal, Espanha e Rússia. Participou em diversos projetos em Cabo-Verde e Angola, com destaque para um concerto de Tito Paris com a Orquestra Metropolitana de Lisboa realizado nas Salinas de Pedra de Lume (2009) e o projeto Sons de Setembro, com orquestra clássica ao vivo pela primeira vez em Luanda (2011). Algumas das suas obras foram editadas pelas editoras Copy-us, Ricordi (Alemanha) e AvA Edition (Portugal).

Atualmente, é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Universidade de Évora e no Instituto Piaget.