Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Rui Cabral Lopes

Breve História da Música, Introdução às Ciências Musicais, Estudos Avançados em História da Música, Tópicos em História da Música Instrumental

Rui Cabral Lopes concluiu o Curso Geral de Composição no Conservatório de Música do Porto. É licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e obteve, nesta instituição, o mestrado na especialidade de Musicologia Histórica. Como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, concluiu, em 2007, o doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora, sob a orientação científica de Rui Vieira Nery.

Colaborou com o semanário O Independente e com a Rádio Difusão Portuguesa, «Rádio Cultura». Foi investigador do Centro de Estudos Musicológicos da Biblioteca Nacional de Lisboa e integrou o Gabinete de Apoio Técnico do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian. Exerceu funções de diretor-adjunto e editor da Revista Portuguesa de Musicologia, publicada pela Associação Portuguesa de Ciências Musicais.

É autor de vários artigos sobre música portuguesa publicados em revistas, obras coletivas e dicionários da especialidade, destacando-se os seguintes: «Ensaya a dança, y prosigue: ethnicity and “exoticism” in the villancicos de negros of the Portuguese Royal Chapel, during the seventeenth-century» in Maria Alice Volpe, ed., Revista Brasileira de Música, vol. 30 n.º 1 (2017); «O vilancico no reinado de D. João V: entre a persistência do costume e a mudança de paradigmas litúrgico-musicais» in João Pedro d’Alvarenga e Manuel Deniz Silva, eds., Revista Portuguesa de Musicologia, Nova Série, vol. 1 n.º 1 (2014); «O repertório de vilancicos da Capela Real portuguesa (1640-1716): vetores sociolinguísticos, implicações musicais e representação simbólica do poder régio» in Maria Alice Volpe, ed., Revista Brasileira de Música, vol. 25 n.º 2 (2013); «Arquivos e Acervos – Música Erudita Profana», «Carneiro, Cláudio (Pinto de Queiroz Teixeira)», «Duarte, Filipe», «Grupo de Música Contemporânea de Lisboa» (co-autoria com Catarina Latino) e «Lambert, Lucien» in Salwa El-Shawan Castelo-Branco, coord., Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (2010); «A polifonia na liturgia bracarense (primeira metade do século XVI)», co-autoria com João Pedro d’Alvarenga, in Manuel Pedro Ferreira, coord., A Catedral de Braga (2009); «Religiosity, power and aspects of social representation in the villancicos of the Portuguese Royal Chapel» in Tess Knighton e Álvaro Torrente, eds., Devotional Music in the Iberian World, 1450-1800 – The villancico and related genres (2007 / Prémio Stevenson – American Musicological Society, 2008).

Apresentou comunicações no âmbito de congressos de musicologia realizados em instituições nacionais e estrangeiras (Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Casa da Música, Universidade Internacional de Andaluzia, University of Leeds, University of Southampton e Università degli studi di Pavia).

Desempenha funções docentes na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Universidade Lusíada de Lisboa. É investigador integrado do INET-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, com polos Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico do Porto. Integra, igualmente, a equipe internacional responsável pelo Catálogo descriptivo de pliegos de villancicos, projeto sediado na Universidad Complutense de Madrid e financiado pelo Ministerio de Ciencia e Innovación, Gobierno de España.