Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Romeu Santos

Contrabaixo Naipe de Contrabaixo

Romeu Santos nasceu  em 1978, em Paul (Covilhã). Em 1994, iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na classe de Contrabaixo do professor João Panta Nunes, tendo terminado o curso na Escola Profissional de Música de Almada em 2000, com classificação máxima. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação do prestigiado professor Iury Axenov, e concluiu o Mestrado em Ensino de Música na mesma escola.

Colaborou com várias orquestras, entre as quais Orquestra do Algarve, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Lisbon Film Orquestra e a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian. Desempenhou as funções de Solista A na Orquestra Internacional do Luxemburgo, entre 1996 e 1998, e na Orquestra das Escolas de Música Particulares, em 1998. Em 1999 apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. No mesmo ano concorreu à Orquestra de Jovens da CEE, tendo sido selecionado como Finalista Nacional e obtido uma Menção Honrosa, venceu o 1.º Lugar no Concurso Prémio Jovens Músicos e obteve uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2001 obteve o prémio Melhor Concorrente Natural da Covilhã, no 3.º Concurso de Instrumentos de Arco “Júlio Cardona”. Trabalhou com destacados maestros, tais como Cesário Costa, Christopher Bochmann, Richard Hortien, Ion Marin, Michael Zilm, Muhai Tang, Gunther Herbig, Leonard Slatkin, Péter Eötvös, Lowrence Foster e Paavo Jarvi, entre ouros. Acompanhou solistas como Radu Lupu, Daniel Baremboim Maria Guleghina, Barbara Hendricks, Hakan Hardenberger, Ivan Monighetti e Michel Camilo, entre outros.

Atualmente, leciona a disciplina de Contrabaixo na Escola Profissional Metropolitana e é músico em regime de contrato da Orquestra Gulbenkian.