Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Roberto Erculiani

Fagote

FAGOTE

De nacionalidade italiana, nasceu em Verona em 1969. Estudou no Conservatorio L. Campiani de Mantova com o professor Fausto Pedretti, concluindo o Diploma Final de Fagote (1990). Foi aluno do professor Rino Vernizzi na Scuola di Alto Perfezionamento Musicale (1991/92) em Saluzzo (Torino) e no Corso per Professori di Orchestra em Bologna (1994/95/96). Frequentou masterclasses com Sergio Azzolini (Bobbio 1990, Fiesole 1990, Porto 1998). Em 1991 ganhou o primeiro prémio no Concorso Internazionale di Musica da Camera di Asti e, em 1992, o terceiro prémio no Concorso Internazionale di Musica da Camera di Versilia. Ganhou os concursos para o lugar de primeiro fagote na Orchestra Filarmonica di Parma (1990) e na Orchestra Sinfonica di Savona (1992).

Integrou diversas orquestras, entre as quais, a Orchestra Filarmonica Italiana, Orchestra Sinfonica di Udine, Orchestra Rossini di Pesaro.

Vive e atua em Portugal deste 1996 onde, após concurso público, foi nomeado primeiro fagote na Orquestra do Norte (1996), na Orquestra Filarmonia das Beiras (1997), fagote solista do Remix Ensemble da Casa da Musica (2000). Em Portugal, já colaborou com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra da Câmara Portuguesa.

Lecionou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), Escola Profissional de Viana de Castelo, Escola Profissional de Espinho, Universidade de Aveiro e Escola Profissional Metropolitana. Atualmente leciona no Conservatório de Artes de Loures, na Universidade do Minho e na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana. Desde 2000, é Fagote Solista do Remix Ensemble Casa da Música.