Melissa Fidalgo Fontoura nasceu em Vilarandelo, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. Iniciou os seus estudos de piano aos seis anos de idade com o professor Francisco Dieguez Doutel, na Escola de Música Osnabruck.
Paralelamente ao ensino de música frequentou o curso de Humanidades do Liceu Fernão Magalhães, em Chaves.
Prosseguiu a sua formação artística no Conservatório Regional de Guimarães e posteriormente no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o 8.º Grau com 18 valores, sob orientação do professor e pianista Constantin Sandu.
Ingressou em 1998 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo onde estudou com nomes de referência no panorama musical nacional, tais
como Helena Sá e Costa, Madalena Soveral, Manuela Gouveia, Constantin Sandu, José Parra, Jaime Mota, Ryszard Wóycicki, Manuel Campos e Miguel Bernat.
Frequentou o Conservatório de Trieste, Itália, ao abrigo do programa Erasmus onde se especializou em Leitura ao Piano, Música de Câmara, Piano e Coro. Teve como orientador o pianista Massimo Gon. Enquanto aí viveu, desenvolveu imensa atividade camerística com a pianista Alessandra Sagelli, com a qual criou um Duo a quatro mãos.
De regresso a Portugal tem-se dedicado à divulgação da Música de Câmara e ao Ensino.
Realizou inúmeros concertos dos quais se salienta a interpretação da Sonata para Piano e Percussão de Béla Bartók, sob a orientação de José Parra, Manuel Campos e Miguel Bernat; recitais de canto e piano com vários cantores nomeadamente Nádia Fidalgo, José Corvelo, Eduarda Melo, Ariana Russo, Rita Mourão; Duo de Piano e Clarinete com Vítor Pereira.
Desde sempre que tem realizado um trabalho de pianista acompanhadora em cursos, Master classes e projetos com artistas de várias vertentes. Trabalhou também como pianista do Coro Académico da Universidade do Minho, dirigido pelo compositor Fernando Lapa.
Recentemente participou no Festival Internacional de Piano do Algarve, num programa a 4 mãos com o pianista António Rosado. Com a mesma formação, mas já com a pianista Jill Lawson apresentou-se no Museu Nadir Afonso, para a celebração do Dia Internacional dos Museus.
Leccionou em várias escolas Centro de Estudos Musicais (Porto), Academia de Música Costa Cabral (Porto), Academia de Música de Perosinho (Gaia), Conservatório de Vila Real, CCM (Artave), Escola de Música do Colégio Moderno.
Na Universidade de Aveiro, sob orientação do Professor Doutor António Chagas Rosa, defendeu a sua Tese de Mestrado, sobre a Música Tradicional Transmontana e a sua aplicação ao Ensino do Piano.
No campo da composição tem escrito várias peças para a infância, estando a preparar um disco com música e poesia infantil da sua autoria. Recebeu também o convite para compor e interpretar a banda sonora do Filme “1×2” no qual participou acompanhada pelo pianista António Rosado.
Conta com obras para piano, piano e canto e quarteto de cordas.
Dedica-se também a trabalhos de Etnomusicologia, tendo editado juntamente com o José Sardinha, “As Canções da Avó Guida”. Um Livro/ Cd e DVD a partir de recolhas de cantares e tradições transmontanas, feitas junto da sua avó, Margarida Fidalgo.
Com grande interesse pela Música de Câmara é co-fundadora do Trio In Tempore, com a soprano Nádia Fidalgo e o barítono José Corvelo e do Trio Garrett, com a violoncelista Ângela Carneiro e o Violinista João Vieira de Andrade. Com esta formação criou o projecto”Azul” dedicado à obra de Claude Debussy e à poesia impressionista.
Trabalha atualmente no projeto Novos Horizontes da Orquestra de Câmara Portuguesas, inserido no Município de Oeiras.
Paralelamente à sua carreira como pianista e professora desenvolve um trabalho de cerâmica.