Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

João Malha

Orquestra

João Malha (n. 1991) concluiu a Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do professor e maestro Alberto Roque, e o Mestrado em Direção de Orquestra, com o professor e maestro Jean-Marc Burfin, na mesma instituição. Tem realizado frequentemente classes de aperfeiçoamento em Direção de Orquestra com maestros nacionais e internacionais, entre os quais Jean-Sébastien Béreau, Frank de Vuyst, José Rafael Pascual-Vilaplana, Mark Heron, Felix Hauswirth, Linda Moorhouse, Craig Kirchhoff, Odd Lysebo, Shawn Smith, Dario Sotelo, Matthew George e Douglas Bostock, tendo trabalhado já com a Banda Sinfónica do Exército, a Banda Militar do Porto e a Banda Sinfónica da PSP. Em 2019 foi selecionado como maestro participante na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo, sob orientação do maestro
Bruno Weil. Atualmente, é Maestro Titular da Orquestra Médica de Lisboa e da Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo, e Maestro Assistente do compositor e maestro Jorge Salgueiro no coro Setúbal Voz. Foi ainda maestro da Zana Batuta Orquestra entre 2019 e 2022.

Em 2022 foi apurado para participar no Prémio Jovens Músicos na Categoria de Direção de Orquestra. Em 2018 venceu o 2.º Prémio no VI Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa com a peça Apoteose e, em 2019, o 1.º Prémio na 7.ª edição do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros (Fundação INATEL e Banda Sinfónica do Exército) com a peça Jazz Suite. Foi ainda nomeado Compositor Residente da Orquestra de Cascais e Oeiras para a temporada de 2021, resultante do Concurso Música Nova 2020.
Iniciou em 2002 os estudos de Piano com o professor Bruno Sales, na escola Haja Música, tendo prosseguido com o maestro António Ferreira. Concluiu o 8.º Grau em Piano no Conservatório Regional de Palmela, tendo sido aluno do professor Luís Pinto.

Frequentou a Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club Portugal), nas classes dos professores César Cardoso, Pedro Nobre e Daniel Bernardes. Em paralelo, completou a licenciatura em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.