Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Romain Guyot - Clarinete

Romain Guyot - Clarinete

Romain Guyot - Clarinete

Romain Guyot começou a tocar com a Orquestra de Câmara da Europa em finais dos anos noventa, onde assumiu o lugar de Clarinete Principal em 2008. Nascido em Fontainebleau (França), Romain é o quarto de cinco filhos. Sua mãe era professora e seu pai engenheiro. Aos seis anos de idade, aprendeu sozinho a tocar flauta de bisel e a teoria musical elementar. Começou a estudar clarinete aos oito. Um par de anos mais tarde, fascinado pelas gravações que ouvia repetidamente, decidiu tornar-se músico profissional. Aos dezasseis anos, foi nomeado Clarinete Principal da Orquestra de Jovens da União Europeia, dirigida por Claudio Abbado. Cinco anos depois, em 1991, foi nomeado Clarinete Principal da Orquestra Nacional da Ópera de Paris, onde permaneceu até 2001. Venceu a edição de 1996 das Young Concert Artists International Auditions, em Nova Iorque, uma das maiores distinções para jovens solistas, bem como o concurso internacional ARD, em Munique, com o Quinteto de Sopros Claude Debussy. Apresentou-se como solista em toda a Europa, Japão, Coreia, China, América do Sul e E.U.A. Interpretou todo o repertório concertístico para clarinete com inúmeras orquestras e ensembles de grande prestígio.

Atualmente, leciona na Haute École de Musique de Genève (Suíça) e na Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul). Publicou o seu primeiro CD como solista, com a Orquestra de Câmara da Europa, em abril de 2013 (Concerto para Clarinete KV 622 e Quinteto KV 581 de Mozart) com a editora Mirare. Também participou em inúmeras gravações de música de câmara, com obras de Brahms, Farrenc, Mozart, Beethoven, Ligeti e Janáček. É ainda um entusiasta do desporto – corre maratonas, anda de bicicleta, nada, esquia e joga golfe. Em setembro de 2004 escalou o Monte Branco (4 810 metros) para apresentar um recital de clarinete no telhado da Europa!