Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Paulo Cunha

Paulo Cunha

Paulo Cunha

Paulo Cunha é professor de Educação Musical na Escola E.B. 2, 3 St.º António – Faro desde 1998/1999. Em particular, é professor de Educação Musical para alunos surdos desde o ano letivo 2000/2021 e formador de professores em Didáticas Específicas. Foi professor de Piano, Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório Regional do Algarve, de 1982 a 2004, e professor convidado na Escola Superior de Educação de Faro – Universidade do Algarve, onde lecionou a disciplina Práticas Artísticas de Conjunto.

É sócio fundador e presidente da Assembleia Geral do Conservatório de Música de Olhão, sócio fundador e presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Música XXI, membro e diretor artístico do grupo Vá-de-Viró, o qual fundou em 1992, diretor coral do Coral Feminino Outras Vozes, o qual fundou em novembro de 1999, e fundador do Coral Polifonia Portuguesa do Conservatório Regional do Algarve, com origem em outubro de 1994 e do qual foi diretor coral até 2001.

Fez parte do Grupo Barroco do Algarve e foi membro do Grupo de Música Antiga do Conservatório Regional do Algarve de 1986 a 2001. Foi produtor e diretor artístico dos ciclos musicais Música de Pais para Filhos, Outras Músicas, Bebés com Música e Estórias para Instrumentos.

Foi convidado pela Associação António Aleixo para a composição de música original para as comemorações do centenário do poeta algarvio. Foi nomeado, em nome do Grupo Vá-de-Viró, «Personalidade do ano 1998 – área do espetáculo» pela Associação de Imprensa Regionalista do Algarve. Produziu e gravou 4 CD com o grupo Vá-de-Viró e produziu em 2002 dois CD de música clássica para a Música XXI/Strauss.

Escreve regularmente nas revistas Algarve Informativo e Aspectus. Foi editor musical e escreveu sobre música na revista EmCena. Escreveu o livro Cem desabafos… sem espinhas editado pela AlgarCongress em 2017. 

Integra a Comissão Consultiva para a Edição da Câmara Municipal de Faro, integrou o Conselho Cultural da Estrutura de Missão Faro Capital Nacional da Cultura 2005, integrou o Conselho Geral do Teatro Municipal de Faro nos seus primeiros anos, integrou o Júri do Prémio Maria Veleda de 2014 a 2018, foi agraciado pela Câmara Municipal de Faro com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, em 2007 e foi-lhe atribuído o prémio «Profissional do Ano 2020/2021» pelo Rotary Club de Faro.