Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Patrícia Carmo

Patrícia Carmo

Patrícia Carmo

Patrícia Carmo tem a Formação de Formadores de Língua Gestual Portuguesa pela Associação Portuguesa de Surdos (2000), Licenciatura em Reabilitação e Inserção Social pelo ISPA (2004), Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Crianças Surdas pela UCP (2010) e uma segunda Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa pela UCP, onde recebeu um Prémio de Mérito pelo desempenho académico (2013).

Foi assistente na Universidade Católica Portuguesa, onde desenvolveu vários projetos de investigação na área da linguística das línguas gestuais. É autora e co-autora de vários artigos científicos e oradora em conferências nacionais e internacionais. Em 2013 envolveu-se no projeto Sem Barreiras, o qual decorreu durante dois anos em São Tomé e Príncipe com cerca de 100 crianças e jovens Surdos e deu origem a uma nova língua gestual, surgindo desta forma o dicionário de Língua Gestual de São Tomé e Príncipe, do qual Patrícia Carmo é autora principal.

Trabalha com crianças e jovens Surdos e dá formações a ouvintes desde 2004 até à atualidade. É coralista do coro Mãos que Cantam. Nos últimos cinco anos tem sido convidada como contadora de histórias e poemas. para participar em vários eventos e instituições, tais como o LU.CA – Teatro Luís de Camões, o programa Conta um Conto do Zig Zag, o programa Acende a Luz para eu te Ouvir da RTP 2 e a Casa Fernando Pessoa. Recentemente, abraçou o desafio de participar na formação Alegoria da Caverna, iniciado em 2022, tendo já participado numa das suas peças de teatro.