Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Jan Wierzba - Maestro

Jan Wierzba - Maestro

Jan Wierzba - Maestro

Nascido na Polónia e criado no Porto, Jan Wierzba é reconhecido como um dos maestros mais versáteis da sua geração. Interessa-se por um leque de repertório amplo, que se estende desde a música barroca até à criação contemporânea. Apresentou-se em ópera e em espetáculos pedagógicos de diversos formatos, bem como em contexto coral e sinfónico. É um entusiasta de projetos multidisciplinares, procurando novas perspetivas artísticas e cruzando diferentes formas de criação. Interessa-se pelo desenvolvimento de novas possibilidades na arte da Direção de Orquestra, ao encontro das mudanças rápidas a que a sociedade e o meio musical contemporâneos obrigam, a nível das expectativas do público, das práticas interpretativas modernas e do desenvolvimento tecnológico.

É professor de Orquestra na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e Maestro Principal Convidado do Opera Fest Lisboa. Foi Maestro Titular da Orquestra Clássica do Centro entre 2018 e 2021 e Maestro Assistente da Netherlands Philharmonic Orchestra entre 2017 e 2019. Integra a Direção Artística do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), sendo também Diretor Artístico do Ensemble MPMP, promovendo ativamente música erudita portuguesa de todas as épocas.Dirigiu a Netherlands Philharmonic Orchestra, a Real Filharmonia de Galicia, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte, a Netherlands Chamber Orchestra, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra Clássica da Madeira, o Ensemble MPMP, o Síntese Ensemble e o Sepia Ensemble, entre outros agrupamentos.

No contexto operático, para além de Maestro Convidado Principal do OperaFest Lisboa, dirigiu a primeira edição do FIO – Festival Informal de Ópera e foi Maestro Residente no Operosa Festival, o qual teve lugar na Sérvia e no Montenegro. Dirigiu as estreias de uma dezena de óperas de compositores vivos. Participou numa série de masterclasses com foco em Ópera sob a tutoria do Maestro Carlo Rizzi, foi um dos 15 jovens artistas convidados a participar na International Community Arts Academy, uma organização conjunta da Berliner Philarmoniker, da London Symphony Orchestra e do Festival d’Aix-en-Provence, tendo também participado no workshop Opera in Creation durante o Festival d’Aix-en-Provence, tudo ao abrigo da European Network for Opera Academies. Foi Maestro Assistente do Coro da Dutch National Opera e Maestro do Coro do Círculo Portuense de Ópera.
Um dos 5 eleitos para a masterclass em Direção de Orquestra com Mathias Pintscher, durante o Festival de Lucerna, trabalhou como assistente de Joana Carneiro, Jac van Steen, Vassily Petrenko, Pedro Carneiro, Marc Tardue,  Sir Andrew Davis e Juanjo Mena. Trabalhou ainda em masterclasses com Neeme Jarvi, Jorma Panula, Juanjo Mena, Nicolas Pasquet, Sir Mark Elder e Paavo Jarvi, entre outros.

Enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou o grau de Konzertexamen na Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar, na classe dos professores Nicolas Pasquet e Eckhart Wycik, e terminou o Mestrado em Direção na Royal Northern College of Music (RNCM), onde estudou com Clark Rundell e Mark Heron. Licenciou-se em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra sob a tutoria do Maestro Jean-Marc Burfin. Licenciou-se também em Piano pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto na classe de Constantin Sandu, tendo-se apresentado em público inúmeras vezes em recital, música de câmara e com orquestra. É laureado do Prémio Jovens Músicos, tanto em Música de Câmara como em Direção de Orquestra, detentor do Mortimer Furber Prize for Conducting e do Prémio do Rotary Club da Foz, atribuído a 3 dos melhores licenciados da ESMAE. Recebeu ainda a bolsa da Yamaha Music Foundation for Europe.