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Trompa Natural exposta no Victoria and Albert Museum de Londres | Fonte: Wikimedia Commons

05/10/2020

Um Concerto de «Boas Vindas»

Haydn compôs assim vários concerto com o objetivo de dar a oportunidade aos novos músicos para mostrar ao príncipe todas as suas capacidades competências. No caso do Hob. VIId:3, tratar-se-ia de Joseph Leutgeb, o mesmo trompista para quem Mozart escreveu os seus quatro concertos para trompa.

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Carl Friedrich Zelter (1758–1832) | Fonte: BnF Gallica

05/10/2020

À Maneira dos Antigos

Quando se fala da relação de Mendelssohn com a chamada «música antiga», é comum lembrar o seu contributo para o revivalismo da música de J. S. Bach. Mas é bom lembrar a importância que teve, nesse contexto, o seu professor Carl Friedrich Zelter.

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Aaron Copland | desenho de Richard Hurd a partir de fotografia | Fonte: flickr

02/10/2020

Aaron Copland

Aaron Copland é o compositor que, por excelência, melhor representa o florescimento da tradição musical clássica nos Estados Unidos da América ao longo do século passado.

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L. v. Beethoven cerca de 1796 | Fonte: Wikimedia Commons

16/09/2020

O Pianista Beethoven

O Concerto para Piano N.º 1 não esconde a influência dos concertos de Mozart. Mas nele já se distingue a atração pela grandiosidade, quer na extensão dos andamentos quer no uso ostensivo dos metais e dos tímpanos.

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Retrato de Beethoven em 1801 | Carl Traugott Riedel (1769-1832) | Fonte: Wikimedia Commons

15/09/2020

Um Concerto em Andamento

No Concerto para Piano N.º 2 de Beethoven predominam a clareza do discurso, a elegância expressiva e a espontaneidade melódica, espelhando não só o estilo musical clássico mas também o lado mais subtil e sereno da personalidade do compositor.

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Capa da Primeira Edição do Concerto para Piano N.º 3 de Beethoven | Fonte: IMSLP

15/09/2020

Um Concerto Charneira

A obra de Beethoven situa-se no eixo de transição entre os períodos Clássico e Romântico. No contexto dessa mudança estilística, o Concerto para Piano N.º 3 é um exemplo particularmente representativo.

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Frontispício da primeira edição da Sinfonia N.º 8 de Beethoven | Fonte: IMSLP

15/09/2020

A Pequena Sinfonia de Beethoven

Foi Beethoven quem chamou de «Pequena Sinfonia» à Oitava, referindo-se eventualmente à monumentalidade das sinfonias que a rodeiam, a Sétima e a Nona.

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Mosaico de Orfeu conservado no Museu Antiquarium Turritano em Porto Torres (Itália) : Fonte: Wikimedia Commons

15/09/2020

O Piano de Orfeu

O Concerto para Piano e Orquestra N.º 4 de L. v. Beethoven esconde alguns mistérios. Por exemplo, nunca saberemos se o compositor pretendeu, efetivamente, retratar o mito de Orfeu no 2.º andamento.

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Metronomo de Mälzel «Paris 1815» | Fonte: Wikimedia Commons

14/09/2020

O Metrónomo de Mälzel

No segundo andamento da Oitava Sinfonia, Beethoven fez ecoar com humor o característico tique-taque do metrónomo.

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Facimile da primeira página da carta de Beethoven ao «amor eterno» datada de julho de 1812 | Fonte: Wikimedia Commons

14/09/2020

A Eterna Amada

Foi no mesmo verão de 1812, quando compôs a Sinfonia N.º 8, que Beethoven, com o coração destroçado, escreveu as célebres três cartas de despedida à «eterna amada».

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Ferdinand David (1810–1873), o violinista que estreou o Op. 64 de F. Mendelssohn em 1844 | Fonte Wikimedia Commons

10/09/2020

Rápido, Com Muita Paixão

Allegro molto appassionato (rápido, com muita paixão) – assim começa este que é um dos mais célebres concertos para violino e orquestra de toda a História da Música, o Op. 64 de Felix Mendelssohn.

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Gustav Mahler em 1898 | Fonte: Wikimedia Commons

09/09/2020

A Quarta de Mahler

A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler anuncia o período de maturidade do compositor. Não se pode dissociá-la das sinfonias anteriores, mas distingue-se em múltiplos aspetos.

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