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Camille Saint-Saëns cerca de 1886 | Fonte: Wikimedia Commons

24/06/2021

O Carnaval dos Animais

O Carnaval dos Animais é uma obra instrumental que foi composta por Camille Saint-Saëns em 1886 com o suposto propósito de entreter alguns amigos numa Terça-Feira de Carnaval. É uma verdadeira sátira musical.

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Retrato de Igor Stravinsky ( Pablo Picasso ca. 1920) | Fonte: Wikimedia Commons

22/06/2021

A Sagração da Primavera

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Mário Laginha

20/06/2021

Um Concerto Recriado

A música de Laginha é território de encontro entre estilos e tradições. Levanta questões e, também por isso, forma identidades que não se confundem. Não é Jazz. Não é clássico. É Mário Laginha, de corpo e alma.

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Joly Braga Santos | Fonte: mic.pt

15/06/2021

Divertimento N.º 1 de Braga Santos

O Divertimento N.º1 foi estreado em março de 1961 na cidade de Nápoles pela Orquestra Scarlatti sob a direção do próprio Braga Santos e com transmissão na Radiotelevisão Italiana. É hoje em dia uma das suas obras mais frequentemente programadas.

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Imperatriz Consorte da Áustria Maria Teresa de Nápoles e Sicília 1790 | Pintura de Élisabeth Louise Vigée Le Brun | Fonte: Wikimedia Commons

15/06/2021

Manifesto de Ano Novo

O Concerto para Trompete de Johann Nepomuk Hummel foi composto em finais de 1803 para se juntar às árias que abrilhantaram o banquete de Ano Novo na corte dos Habsburgos.

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Johann Nepomuk Hummel em 1820 | Litografia a partir de retrato de Pierre Roche Vigneron | Fonte: BnF Gallica

15/06/2021

Pot-Pourri para Viola e Orquestra

O Op. 94 de Johann Nepomuk Hummel data de 1820 e consiste no encadeamento de excertos de óperas de Mozart e Rossini.

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Gioachino Rossini cerca de 1817 | Pintura de Vincenzo Camuccini | Fonte: Wikimedia Commons

02/06/2021

Rossini e o Clarinete

A fama de Gioachino Rossini sempre se deveu mais às produções de ópera do que às obras instrumentais que também assinou. Faz sentido, por isso, deixar de lado por breves instantes títulos como O barbeiro de Sevilha, A Cinderela ou Guilherme Tell para explorar mais atentamente diferentes repertórios.

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Franz Schubert (1828), Litografia de Feltscher | Fonte: BnF Gallica

02/06/2021

Schubert À Italiana

Franz Schubert compôs duas aberturas orquestrais «ao estilo italiano» no final de 1817. A primeira delas, na tonalidade de Ré Maior, cita uma melodia da ópera «Tancredi» do compositor italiano, «Di tanti palpiti». 

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Mapa de Itália em 1828 Fonte: www.davidrumsey.com

02/06/2021

A Sinfonia Italiana

Entre todas aquelas que Felix Mendelssohn escreveu, a Sinfonia Italiana é a que se tornou mais popular e mais apreciada pelos especialistas.

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Felix Mendelssohn | Retrato de Horace Vernet | 1831 | Fonte: Wikimedia Commons

02/06/2021

O Sinfonista Mendelssohn

A Sinfonia Italiana ilustra bem o posicionamento de Mendelssohn no contexto do repertório sinfónico do século XIX.

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As ruas de londres na década de 1790 | Desenho de Thomas Rowlandson | ©Victoria and Albert Museum, London

26/05/2021

Sinfonia Londres

Joseph Haydn compôs doze sinfonias que foram estreadas em Londres. Foi, todavia, a N.º 104 que ficou explicitamente conhecida pelo nome da cidade.

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Robert Schumann cerca de 1850 | Fonte: BnF Gallica

26/05/2021

Um Concerto Singular

O Concerto para Violoncelo de Schumann contorna as práticas mais convencionais do formato Concerto. Mas as críticas que lhe costumam ser dirigidas parecem fundar-se nas qualidades que o tornam verdadeiramente único.

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