Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Mosaico de Orfeu conservado no Museu Antiquarium Turritano em Porto Torres (Itália) : Fonte: Wikimedia Commons

15/09/2020

O Piano de Orfeu

O Concerto para Piano e Orquestra N.º 4 de L. v. Beethoven esconde alguns mistérios. Por exemplo, nunca saberemos se o compositor pretendeu, efetivamente, retratar o mito de Orfeu no 2.º andamento.

Ler Mais
Metronomo de Mälzel «Paris 1815» | Fonte: Wikimedia Commons

14/09/2020

O Metrónomo de Mälzel

No segundo andamento da Oitava Sinfonia, Beethoven fez ecoar com humor o característico tique-taque do metrónomo.

Ler Mais
Facimile da primeira página da carta de Beethoven ao «amor eterno» datada de julho de 1812 | Fonte: Wikimedia Commons

14/09/2020

A Eterna Amada

Foi no mesmo verão de 1812, quando compôs a Sinfonia N.º 8, que Beethoven, com o coração destroçado, escreveu as célebres três cartas de despedida à «eterna amada».

Ler Mais
O «motivo» inicial da Quinta Sinfonia.

10/09/2020

A Quinta Sinfonia

Quem não conhece o motivo de quatro notas que dá início à Quinta Sinfonia de Beethoven? É, pois, chegada a hora de ver «o que vem de seguida».

Ler Mais
L. v. Beethoven em 1804 ou 1805 | Pintura de Joseph Willibrord Mähler (1778-1860) | Fonte: Wikimedia Commons

10/09/2020

Sinfonia do Destino

A Quinta Sinfonia de Beethoven é um verdadeiro monumento do imaginário coletivo do Ocidente.

Ler Mais
Ferdinand David (1810–1873), o violinista que estreou o Op. 64 de F. Mendelssohn em 1844 | Fonte Wikimedia Commons

10/09/2020

Rápido, Com Muita Paixão

Allegro molto appassionato (rápido, com muita paixão) – assim começa este que é um dos mais célebres concertos para violino e orquestra de toda a História da Música, o Op. 64 de Felix Mendelssohn.

Ler Mais
Gustav Mahler em 1898 | Fonte: Wikimedia Commons

09/09/2020

A Quarta de Mahler

A Quarta Sinfonia de Gustav Mahler anuncia o período de maturidade do compositor. Não se pode dissociá-la das sinfonias anteriores, mas distingue-se em múltiplos aspetos.

Ler Mais
Peter Eötvös | © Klaus Rudolph

09/09/2020

Diálogo com Mozart

Em «Diálogo com Mozart», Peter Eötvös surpreende-nos como uma releitura sofisticada dos cadernos de apontamentos do músico de Salzburgo.

Ler Mais
Pintura de mãos | Fonte: Pixabay

09/09/2020

Tudo por Uma Canção

A canção «Das himmlische Leben» («A vida celestial») preenche o último andamento da 4.ª Sinfonia de Mahler. É ponto de partida e ponto de chegada, a «razão de ser» da obra.

Ler Mais
Capa da edição de 1905 da partitura da Sinfonia N.º 4 de G. Mahler | Fonte: IMSLP

09/09/2020

Uma Sinfonia de Cor Azul

A propósito da Sinfonia N.º 4, Mahler escreveu: «Pense no azul indiferenciado do céu, o qual é mais difícil de apreender do que qualquer variação ou contraste entre tons diferentes. Essa é a cor fundamental desta obra.»

Ler Mais
Arnold Böcklin (1827–1901), «Auto-retrato com a Morte tocando violino» (1872) | Fonte-Wikimedia Commons

09/09/2020

Um Scherzo Diabólico

Alma Mahler revelou que o 2.º andamento da Sinfonia N.º 4 reporta ao tema da morte, chegando a sugerir explicitamente ter sido inspirado numa pintura de Arnold Böcklin.

Ler Mais
Ruínas da Capela de Holyrood Pintura a óleo de Louis Daguerre (1824) | Fonte: Wikimedia Commons

07/09/2020

A Sinfonia Escocesa

A Sinfonia N.º 3 de Mendelssohn é conhecida como «Escocesa» porque teve origem numa viagem de Mendelssohn àquele país, quando tinha apenas vinte anos de idade.

Ler Mais