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Retrato de Claude Debussy em 1884 | Pintura de Marcel Baschet | Fonte: Wikimedia Commons

26/02/2020

O Prelúdio de Debussy

A música de Debussy influenciou muito repertório subsequente. Para muitos, o «Prelúdio à Sesta de um Fauno» representa o início do modernismo musical.

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Retrato de Stéphane Mallarmé pintado por Édouard Manet em 1876 | Fonte: Wikimedia Commons

26/02/2020

L’après-midi d’un faune

O poema «L’après-midi d’un faune» de Stéphane Mallarmé desenrola-se em torno da figura de um fauno estendido no chão da floresta e abandonado num encantamento erótico. Em 1894, o compositor Claude Debussy inspirou-se nesse imaginário para compor partitura orquestral sublime.

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O compositor Luís Freitas Branco | Fonte: www.mpmp.pt

26/02/2020

A Sinfonia Gregoriana

A Sinfonia N.º 2 de Luís de Freitas Branco «dialoga» com a tradição musical clássica, mas também com referências mais distantes, designadamente o Canto Gregoriano.

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«Les barricades mystérieuses» | Pintura de René Magritte (1961) | Fonte: www.flickr.com

26/02/2020

As Barricadas Misteriosas

Em 1980, o compositor italiano Luca Francesconi aceitou o desafio de desvendar os enigmas de «Les barricades mystérieuses», a célebre miniatura musical composta em 1717 por François Couperin.

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Nijinski como o fauno, retratado por Léon Bakst | Fonte: Wikimedia Commons

25/02/2020

O Fauno de Nijinski

O «Prelúdio à Sesta de um Fauno» de Debussy foi estreado a 22 de dezembro de 1894, em Paris, com grande impacto junto do público e da comunidade artística. Em 1912, o bailarino Vaslav Nijinski propôs-se fazer uma coreografia no Théâtre du Châtelet.

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«Conde de Egmont» Gravura do século XVIII | Fonte: Wikimedia Commons

15/02/2020

A Abertura Egmont

A Abertura Egmont foi a introdução orquestral que Beethoven compôs para uma representação da peça teatral homónima que Goethe escrevera cerca de duas décadas antes.

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Fotografia Tchaikovsky em Odessa em Janeiro de 1893 | Fonte: Wikimedia Commons

15/02/2020

A Patética de Tchaikovsky

Piotr Ilitch Tchaikovsky dirigiu a estreia da Sinfonia N.º 6 no final de outubro de 1893, em São Petersburgo. Morreu nove dias mais tarde, de maneira inesperada, o que contribuiu para as inúmeras alusões extramusicais que surgiram em torno da obra.

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A cidade de Dresden em 1750 Aguarela de Georg Balthasar Probst | Fonte: Wikimedia Commons

01/02/2020

Da Saxónia a Brandeburgo

Entre a Saxónia e a Prússia, havia uma intensa rivalidade política e militar. Mas tal não impediu que, em matéria de música, Frederico «O Grande» se tenha inspirado em tudo aquilo que se fazia na Saxónia.

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Vista panorâmica da cidade de Berlim ca. de 1750 | Fonte: Wikimedia Commons

01/02/2020

Wilhelm Friedemann Bach

Entre todos os irmãos compositores, é no seu estilo de escrita de Wilhelm Friedemann que reconhecemos maior afinidade com o virtuosismo instrumental e com as técnicas contrapontísticas do «estilo antigo», o estilo do pai Bach.

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L. v. Beethoven cerca de 1796 | Fonte: Wikimedia Commons

26/01/2020

O Pianista Beethoven

O Concerto para Piano N.º 1 não esconde a influência dos concertos de Mozart. Mas nele já se distingue a atração pela grandiosidade, quer na extensão dos andamentos quer no uso ostensivo dos metais e dos tímpanos.

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Retrato de Ludwig van Beethoven (1803) | Pintura de Christian Horneman | Fonte: Wikimedia Commons

25/01/2020

Um Génio Bem Sucedido

Contrariando a opinião corrente de que o génio romântico é um sujeito inevitavelmente incompreendido pelos que o rodeiam, a estreia da Sétima Sinfonia de Beethoven, em 1813, foi um assinalável sucesso.

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Capa da 1.ª Edição da Sinfonia N.º 7 de L.v. Beethoven | Fonte: IMSLP

25/01/2020

Sétima Sinfonia de Beethoven

Três dos quatro andamentos da Sinfonia N.º 7 de L. v. Beethoven têm um caráter esfuziante. Paradoxalmente, são os compassos dolentes do andamento lento que lhe são hoje mais conhecidos.

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