Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Música de Câmara

Telemann, Vivaldi, Tartini

Auditório Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
Qui 20 Abr 16:30

A trompete e a flauta são dois dos instrumentos mais antigos na História da Humanidade. Ambos mereceram grande atenção durante o período barroco, quando apareceram novos repertórios que exploravam as qualidades técnicas e expressivas que lhes são próprias. Este programa dos Solistas da Metropolitana apresenta três concertos que ilustram isso mesmo. Começa e termina com duas obras concertantes que colocam em destaque o som inconfundível da trompete. O célebre Concerto para Trompete de Georg Philipp Telemann terá sido escrito quando este era Mestre de Capela da cidade de Eisenach, na década de 1710. Já o concerto de Giuseppe Tartini foi originalmente escrito para violino, mas tornou-se sobretudo conhecido através de uma adaptação para trompete assinada já no século XX pelo francês Jean Thilde. Pelo meio, temos a oportunidade de ouvir Antonio Vivaldi através de um Concerto para Flautim, esse pequeno instrumento que soa uma oitava acima da flauta transversal e que também conhecemos por Piccolo. É uma partitura que exige do intérprete grande desenvoltura expressiva, com movimentos compassados e desenhos melódicos aparatosos. A completar o programa, são tocadas duas obras em que o protagonismo é confiado aos violinos. São dois Concertos Grossos daqueles compositores cujos nomes, por si sós, soam bem juntos: Telemann e Tartini. Imagine-se agora a música.

 

Telemann, Vivaldi, Tartini
Solistas da Metropolitana

G. P. Telemann Concerto para Trompete
G. P. Telemann Concerto Grosso em Sol Maior
A. Vivaldi Concerto para Flautim
G. Tartini Concerto Grosso N.º 3
G. Tartini Concerto para Trompete

Janete Santos flautim
João Moreira trompete
José Pereira, Carlos Damas, Joana Dias, Daniela Radu, Anzhela Akopyan violinos
Andrei Ratnikov viola
Jian Hong violoncelo
Margarida Afonso contrabaixo
Marcos Magalhães cravo

Em Destaque