Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
Seria inglória a tentativa de identificar na música de Mozart um registo expressivo dominante. Sonhadora, mas pragmática, nela coincidem a inocência e a astúcia, a tragédia e a comédia, a sofisticação e a espontaneidade, a solenidade e a ironia, o íntimo e o mundano… Talvez haja, porém, uma característica omnipresente: uma inconfundível sugestão de leveza. Até se pode tratar de ópera, ou mesmo de uma missa, mas tudo discorre com irrepreensível facilidade e fluidez. Assim sendo, obras como a Serenata Notturna e Eine kleine Nachtmusik, especialmente pensadas para proporcionar o mais simples prazer de ouvir música, ilustram certeiramente o âmago criativo do compositor austríaco. Neste programa junta-se-lhes a leveza de Ana Seara. Nocturno Silêncio Repousado (2015) percorre paisagens litorais – o vento, o mar, o silêncio…
Serenatas Noturnas
Solistas da Metropolitana
W. A. Mozart Serenata N.º 6, KV 239, Serenata Notturna
Ana Seara Nocturno Silêncio Repousado
W. A. Mozart Serenata N.º 13, KV 525, Uma Pequena Serenata Noturna
André Castro tímpanos
Ana Pereira, Diana Tzonkova, Carlos Damas, Lúcia Salvado, José Teixeira, Daniela Radu, Anzhela Akopyan, Miguel Ferreira violinos
Sara Ramalho, Andrei Ratnikov violas
Catarina Gonçalves, Jian Hong violoncelos
Vladimir Kouznetsov contrabaixo