Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

O Diabo nos Detalhes - Concerto esgotado

Museu Nacional de Arte Antiga
Ter 18 Mai 19:00

Entre a realidade e o imaginário, entre o demoníaco e o sagrado, o complexo universo de Jheronimus Bosch questiona a pluralidade de significados que o diabo pode assumir. Uma visita a uma obra-prima da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga  – as Tentações de Santo Antão, pintada por volta de 1500 –, inspirada em tentações que podem, ou não, salvar o ser humano.  Com efeito, o «discurso» estético percorre por vezes caminhos surpreendentes. Nesse mesmo sentido, os músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa percorrem neste programa duas sinfonias de Joseph Haydn e a célebre sonata de Giuseppe Tartini Trilo do Diabo, aqui adaptada para a formação de violino e ensemble de cordas. Diz a lenda que, certa noite, o Diabo aproximou-se de Tartini com um violino e começou a tocar uma música belíssima. O compositor apressou-se depois a escrever na pauta aquela melodia. Já as sinfonias de Haydn preenchem dois outros painéis. A N.º 84 é chamada «In nomine Domini». A N.º 44  «Fúnebre». Acha-se assim o diabo entre a luz e as trevas.

Antes do concerto, às 18:15, e mediante inscrição gratuita através do e-mail relacoespublicas@metropolitana.pt, terá a oportunidade de ficar a conhecer melhor as Tentações de Santo Antão de Bosch, um dos ex-libris do Museu Nacional de Arte Antiga.

 


O Diabo nos Detalhes 
[Ciclo Barroco II]

[Concerto inserido na programação «Dia Internacional dos Museus»]

Orquestra Metropolitana de Lisboa

J. Haydn Sinfonia N.º 44, Sinfonia fúnebre (1772)
G. Tartini Sonata para Violino em Sol Menor, Trilo do Diabo (arr. para violino e orquestra de cordas)
J. Haydn Sinfonia N.º 84, Hob.1/84, In nomine Domini

Ana Pereira violino e direção musical 

Em Destaque