Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Temporada Outros Projetos
Quarta, 27 de Maio, 21:00
São Luiz Teatro Municipal

Adiado | Integral dos Concertos para Piano de Beethoven

Quarta, 27 de Maio, 21:00, São Luiz Teatro Municipal

Um dos aspetos que melhor distingue a música de Ludwig van Beethoven, é a impressão de que nunca se restringe numa função recreativa, tão-pouco no aparato da destreza técnica. Apresenta-se enquanto expressão de ideais, sugerindo uma relação privilegiada com o mundo e com a posteridade. Tornou-se assim universal. De tal modo que nos é hoje possível contemplá-la na ascendência e familiaridade de uma voz sempre presente, apesar de contar mais de dois séculos de existência. Esta aura resoluta da figura de Beethoven corresponde, porém, ao período intermédio da sua carreira, que foi anunciado pela Sinfonia Eroica. Já os seus cinco concertos para piano, permitem acompanhar o trajeto criativo que até aí o trouxe. Os primeiros três pertencem a uma fase anterior, quando as referências de Haydn e Mozart foram modelo para construir uma identidade própria. Os dois últimos espelham de forma mais evidente o ímpeto e a audácia que se tornaram «imagem de marca».

Neste ano em que celebramos o 250.º aniversário de nascimento, a programação da integral dos concertos para piano lembra-nos, ainda, que o músico de Bona também foi um grande pianista. Já em 2012 António Rosado o havia feito, quando interpretou a integral das (trinta e duas) sonatas para piano. Junta-se desta vez à Orquestra Metropolitana de Lisboa para enfrentar mais este desafio, que acrescentará com distinção a um copioso currículo. Os grandes intérpretes preferem obras assinadas por quem conhece os segredos dos instrumentos que tocam. Quando assim acontece, são os ouvintes quem mais sai a ganhar.

 

Integral dos Concertos para Piano de Beethoven
Orquestra Metropolitana de Lisboa

L. v. Beethoven Concerto para Piano e Orquestra N.º 1, Op. 15
L. v. Beethoven Concerto para Piano e Orquestra N.º 4, Op. 58

António Rosado * piano
Pedro Amaral direção musical

* Artista Associado da Temporada de Música da Metropolitana 2019/2020

Adiado | Integral dos Concertos para Piano de Beethoven

Próximos Eventos

Evento
Anterior

Così fan tutte

Sábado, 05 de Setembro, 21:00 Orquestra Metropolitana de Lisboa
Local: Centro Cultural de Belém
Saber Mais

Così fan tutte

Domingo, 06 de Setembro, 19:00 Orquestra Metropolitana de Lisboa
Local: Centro Cultural de Belém
Saber Mais
Evento
Seguinte