Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
5€
Informações: relacoespublicas@metropolitana.ptTchaikovsky e Rachmaninov pertencem a gerações distintas. Ainda assim, os seus legados têm muitas características comuns. Conheceram-se no Conservatório de Moscovo na década de 1880, numa altura em que o prestigiado professor anteviu um futuro brilhante para aquele adolescente talentoso. Tchaikovsky era o compositor russo mais famoso nessa época, contribuindo para o efeito obras como Romeu e Julieta, um poema sinfónico baseado na célebre tragédia de Shakespeare. Entre sugestivas alusões ao confronto dos Capuleto com os Montéquio, destaca-se na partitura uma das melodias mais emblemáticas do romantismo musical. Também romântico (tardio, que seja), Rachmaninov foi igualmente pródigo em encantamento melódico. Neste caso, revisitamos a sua derradeira criação de maior fôlego. As Danças Sinfónicas datam de 1940 e, em três andamentos, retratam musicalmente o «meio-dia», o «por do sol» e a «meia-noite». Chegou a ser pensado para um espetáculo dançado, mas acabou por resultar em algo semelhante a uma Sinfonia.
Fantasias Sinfónicas
Orquestra Académica Metropolitana
Com Alunos da EPM
P. I. Tchaikovsky Romeu e Julieta
S. Rachmaninov Danças Sinfónicas
Jean-Marc Burfin e/ou Alunos de Direção de Orquestra – ANSO direção musical