Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Fora de Ciclo

5.º Centenário da Morte de D. Manuel I

Mosteiro dos Jerónimos
Qui 16 Dez 21:00

Informamos que, de acordo com as últimas indicações da DGS em vigor a partir de 1 de dezembro de 2021, é obrigatória a apresentação do Certificado Digital Covid da UE que prove que uma pessoa tem a vacinação completa contra a COVID-19, recuperou da doença nos últimos 6 meses ou recebeu um resultado negativo nas últimas 48 horas (teste de antigénio – TRAg) ou 72 horas (teste TAAN). Não serão aceites auto-testes.

 

______________________________

 

O reinado de Dom Manuel I coincide com o período mais glorioso da História de Portugal. Foi o monarca que se propôs conquistar o mundo, buscando paragens ultramarinas que os navegadores vislumbravam desde início do século XV. Apesar das políticas controversas que também implementou, chamaram-lhe «O Venturoso», pela fortuna que sempre o protegeu e norteou. Morreu no dia 13 de dezembro de 1521, há precisamente 500 anos. Este concerto assinala a efeméride com dois momentos musicais contrastantes. Primeiro a cappella, com as vozes cristalinas do Officium Ensemble na interpretação da mais antiga missa de defuntos polifónica que nos chegou – o Requiem de Ockeghem, composto na segunda metade do século XV. Depois com orquestra, na estreia absoluta de mais uma criação de Nuno Côrte-Real – um «cântico manuelino», à descoberta!

 

5.º Centenário da Morte de Dom Manuel I
Concerto Inserido na Programação do 47.º Festival Estoril Lisboa

Officium Ensemble
Orquestra Metropolitana de Lisboa

J. Ockeghem Requiem (1)
Nuno Côrte-Real Magnificat Manuelino (*) (2)

Pedro Teixeira maestro (1)
Nuno Côrte-Real maestro(2)

(*) Estreia absoluta / Encomenda do 47.º Festival Estoril Lisboa em comemoração do 5.º Centenário da morte de Dom Manuel I

Em Destaque