Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
5€
Bilhetes à vendaEste concerto culmina o projeto MUSICAR, uma iniciativa da Metropolitana apoiada pelo MusicAIRE, ação cofinanciada pela União Europeia para apoio à indústria da Música.
Com início em fevereiro deste ano, propôs-se ao longo de dez meses ensaiar soluções para o pleno acesso às artes a pessoas cegas ou com baixa visão e pessoas surdas por intermédio da promoção do ensino da teoria da música e da prática musical individual e conjunta.
Destacam-se nesta ocasião três propósitos. O primeiro é celebrar o encontro dos participantes no projeto: alunos, professores, personalidades e entidades que de algum modo apoiaram e acompanharam de perto a iniciativa. O segundo pretende mediatizar a importância do combate à discriminação das diferenças, em particular no que respeita ao acesso à cultura e ao ensino das artes. O palco é, por excelência, um lugar de representação que favorece a inscrição da presença de todos e o enfrentamento de fatores de exclusão. O terceiro é MUSICAR juntos – praticar Música juntos –, independentemente da qualidade da participação de cada um; seja tocando um instrumento, cantando, escutando ou contribuindo para que assim aconteça.
A maior parte do programa compreende o Concerto para Piano N.º3 de Beethoven e a Sinfonia N.º 29 de Mozart. Depois, juntam-se à orquestra o coro do projeto «Mãos que Cantam» e o Coro Participativo do projeto MUSICAR. Ouviremos então o célebre «Coro dos Escravos Hebreus» que se destaca do terceiro ato da ópera Nabucco de Verdi. Este é um hino de lamento, resistência e esperança que ressoa por simpatia na orientação deste projeto.
Por fim, juntam-se os bombos e o gesto musicado de dezenas de alunos das Escolas Básicas Parque Silva Porto e Quinta de Marrocos e do curso de Formação e Qualificação de Adultos do CED Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa. Estreia, assim, a música que Lino Guerreiro compôs para este momento. Lembra-nos que há muitas maneiras de sentir e compreender o mundo, e que a Arte é um meio privilegiado para o fazer.
Concerto Final do Projeto MUSICAR
Orquestra Metropolitana de Lisboa | Coro Mãos Que Cantam | Projeto Filarmónica Enarmonia | Participantes do Projeto Musicar
L. v. Beethoven Concerto para Piano N.º 3
W. A. Mozart Sinfonia N.º 29
Giuseppe Verdi «Va, pensiero», da ópera Nabucco (arranjo de Lino Guerreiro)
Lino Guerreiro Musicar (estreia absoluta) *
Jorge Gonçalves piano
Adrian Rincón e Pedro Neves maestros
* Encomenda do Projeto MUSICAR
> Aceda aqui ao Programa de Sala
[Concerto comentado por Rui Campos Leitão]
Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos
Casa Pia de Lisboa | CED Jacob Rodrigues Pereira
Apoios
Junta de Freguesia de Benfica
Bardoada “Grupo do Sarrafo”