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7.ª Ação de Formação
Prática Musical para Alunos Surdos
Formadores: Filipa Teixeira Lopes e Susana Salgueiro
Para Professores de Música e Profissionais da Educação e Cultura interessados na Formação Musical para Todos
Estas atividades de formação serão individualmente certificadas enquanto Ação de Curta Duração (ACD) conforme previsto no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP).
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Prática Musical para Alunos Surdos – Projeto RitmoS
O RitmoS surge da ideia de que a música poderia ser um meio privilegiado para a integração da criança surda na sociedade.
O RitmoS foi criado em 2003 e teve como objetivo desenvolver nas crianças surdas, de forma lúdica, as competências de atenção, observação, memorização, identificação e compreensão de aspetos afins ao fenómeno musical. Trabalharam-se competências rítmicas, sempre em grupo, através, especialmente, do movimento do corpo, da prática instrumental e de jogos de linguagem.
A partir de 2005 passou a substituir formalmente a disciplina de Educação Musical no currículo dos alunos surdos do ensino pré-escolar, 1º CEB e 2º CEB do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa. Foi, também, disponibilizada uma aula de livre acesso a toda a comunidade escolar surda. Desta forma, o RitmoS afirmou-se como um projeto pioneiro de intervenção na área de Educação Musical com crianças e jovens surdos.
Mais tarde, fruto da evolução tecnológica (avanço na qualidade dos aparelhos auditivos) e crescente acesso ao mundo sonoro (componente melódica), o RitmoS passou a coexistir com as aulas de Educação Musical para as crianças que tirassem benefício desta opção. O projeto foi descontinuado em 2021.
Desde o início, pretendeu-se que o RitmoS se constituísse como um modelo de intervenção que fosse ao encontro das características particulares deste grupo de crianças e que o ensino da música deixasse de ser um fator de exclusão das crianças surdas e passasse a ser um meio que potenciasse a sua inclusão. Baseado em estudos realizados por diversos autores na área da Educação Musical e na área da surdez, procurou-se transpor a importância da implementação de programas de Educação Musical (pensados para crianças ouvintes) para o RitmoS (pensado para crianças surdas).
Nesta ação de formação, Filipa Teixeira Lopes e Susana Salgueiro partilham connosco os princípios orientadores deste projeto, as metodologias ensaiadas e os resultados alcançados. Parte da sessão consistirá num debate sobre abordagens possíveis e potencialmente adequadas para a Prática Musical para Alunos Surdos.
Saiba tudo sobre o projeto MUSICAR em: metropolitana.pt/musicar/