Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
10.ª Ação de Formação
O Ensino da Música para Alunos Surdos
Formador: Paulo Cunha
Para Professores de Música e Profissionais da Educação e Cultura interessados na Formação Musical para Todos
Estas atividades de formação serão individualmente certificadas enquanto Ação de Curta Duração (ACD) conforme previsto no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP).
___________________________
Sem formação específica para o ensino de música a surdos, 23 anos depois de ter aceitado o desafio para ministrar a disciplina de Educação Musical ao 2.º ciclo de escolaridade da Unidade de Apoio à Educação de Crianças e Jovens Surdos no Algarve, em Faro, o professor Paulo Cunha partilha connosco um pouco da experiência que acumulou no trabalho que desenvolveu com alunos surdos e intérpretes de LGP ao longo dos anos. Serão abordados temas como a adaptação dos conteúdos em função da especificidade/grau de deficiência auditiva, a relação dos ouvintes com a música na surdez, a relação dos surdos com a música, a importância do tato e da visão na relação dos surdos com a música, a importância da oralidade na produção e interpretação musicais por parte dos surdos, a importância do movimento e da gestualidade na produção e interpretação musicais por parte dos surdos, entre outros assuntos. É sua convicção de que, para lá do silêncio na música, existe música no silêncio. Saibamos senti-la e respeitá-la!
Saiba tudo sobre o projeto MUSICAR em: metropolitana.pt/musicar/