Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Ensemble de Saxofones da Metropolitana

Escola Profissional Metropolitana

Quando se exploram todas as possibilidades tímbricas de um só instrumento, como no caso do saxofone, o resultado pode ser surpreendente. Este agrupamento parte, assim, à descoberta da genialidade dos compositores e de peças que foram escritas em diversas épocas da criação musical, dando conta das mil potencialidades de um único instrumento de sopro.

Ensemble de Saxofones da Metropolitana (ESM), dirigido pelo professor João Pedro Silva, é uma das formações provenientes do projeto educativo da AMEC / Metropolitana, nomeadamente da Escola Profissional Metropolitana (EPM), tentando criar uma relação sólida entre a performance e a pedagogia musical.

Paralelamente ao trabalho de sala de aula, este ensemble apresenta-se regularmente em concerto no Centro Cultural de Belém, Cinema São Jorge, Centro Cultural de Ílhavo, RTP, Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, Festival Música nas Praças, Festival Música NOVA e ESMAE International Saxofone Week.

O Ensemble de Saxofones da Metropolitana foi selecionado (entre mais de 600 candidaturas) a integrar a programação do 17.º Congresso Mundial de Saxofone, o evento mais importante, a nível mundial, em torno do saxofone, em 2015, em Estrasburgo. O ESM gravou e editou um CD, com apoio Antena 2, com música original Portuguesa para esta formação.