Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Valentin Petrov: o primeiro músico da OML a entrar na reforma

O violetista Valentin Petrov, um dos mais antigos músicos da OML, foi ontem surpreendido durante o ensaio da Orquestra por membros da direção, colegas (músicos, professores, administrativos) e alguns alunos que, juntos, quiseram assinalar os seus 31 anos de serviço.

Valentin Petrov por Ana Brígida

Não é todos os dias que alguém “da casa” chega à reforma e, no caso específico dos músicos, Valentin Petrov fica mesmo com o 1.º lugar nesse pódio. A ocasião foi marcada pela devida homenagem da Metropolitana, representada pelo Diretor Executivo, Miguel Honrado, e pelo Diretor Artístico, Pedro Neves.

Valentin Petrov formou-se em viola no Conservatório de Sófia tendo, nos dois anos seguintes, frequentado várias masterclasses.

Efetuou gravações para a Rádio e para a Televisão e atuou como solista à frente da Orquestra Sinfónica de Sófia e da Orquestra de Câmara Búlgara. Foi ainda Primeiro Viola da Orquestra da Rádio de Sófia e da Orquestra de Câmara Studio Concertante, além de ter participado em várias digressões na Europa e no Japão.

Integrou como Primeiro Viola a Nova Filarmonia Portuguesa bem como o Quarteto de Cordas desta Orquestra. Em setembro de 1992 tornou-se violetista da Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Quando terminar as apresentações de Requiem de Mozart, o músico de origem búlgara afasta-se dos palcos, a um mês de completar 72 anos de idade.